Município de Esposende concede apoios de 471 mil euros às freguesias

2023/03/24

O Município de Esposende aprovou, em reunião de Câmara, a atribuição de apoios às freguesias do concelho, no montante de 470.986,64 euros.

Deste montante, 450 000 euros serão transferidos paras as Juntas e Uniões de Freguesia, correspondente a 30 000 euros por cada uma das 15 freguesias, para fazerem face à manutenção e conservação da rede viária, bem como a pequenas reparações em edifícios, taludes e muros.

Para tal, e à semelhança do que é prática, a Câmara Municipal vai estabelecer Acordos de Cooperação com as Juntas e Uniões de Freguesia, proposta que será submetida à apreciação do plenário da Assembleia Municipal.

Assim, para a União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra será transferido o montante de 90 000 euros, cada uma das Uniões de Apúlia/Fão, Fonte Boa/Rio Tinto, Belinho/Mar e Palmeira de Faro/Curvos receberá 60 000 euros e as freguesias não agregadas, nomeadamente Vila Chã, Forjães, Antas e Gemeses, receberão 30 000 euros cada uma.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, nota que “tais apoios assumem uma natureza esporádica, afigurando-se imperativos face ao constante degradar do património viário e às intempéries ocorridas neste último inverno, com níveis de precipitação que há muito não se viam, causando, entre outros danos, abatimentos de vias, derrocadas de taludes e alagamento de valetas”.

“Perante este cenário, torna-se urgente intervir nas vias sob a jurisdição e gestão das Juntas de Freguesia, de modo a garantir as necessárias condições de segurança e de circulação da rede viária e manutenção das demais infraestruturas”, salienta o autarca.

Na mesma reunião, o executivo municipal aprovou a atribuição de um apoio financeiro até ao montante máximo de 12 856,64 euros à Junta da União das Freguesias de Apúlia e Fão, para suportar as despesas inerentes à requalificação/reativação do lago/chafariz do Cortinhal, em Fão. A atribuição deste apoio é sustentada pela necessidade de “devolver à população o tão reclamado chafariz, que em tempos foi objeto de atratividade daquela freguesia, deslocando inclusive população de outras freguesias até lá, para ali passarem umas horas agradáveis em família”.

Ainda em matéria de apoios, o Município aprovou a atribuição do montante de 8 130 euros para ajudar a suportar os custos com a realização do Desfile de Carnaval/2023, realizado no dia 19 de fevereiro na zona ribeirinha de Esposende. Para a Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra será transferida a verba de 6 130 euros e os restantes 2 000 euros para a Associação Cultural e Recreativa de Rio Moinhos, de Marinhas, atendendo a que se trata de uma organização conjunta e o fim é o mesmo. Refira-se que a determinação do apoio a atribuir teve por base o número de participantes no evento, o qual é reconhecido como uma iniciativa de extrema importância, não só para a população de Esposende e do concelho, mas também para os muitos visitantes que aqui ocorrem, dinamizando assim a economia local.