Inauguração de mural na Estação Elevatória de Fão marca Dia Mundial da Água em Esposende

_dsc7941
_dsc7992
_dsc8010
_dsc8038
2023/03/23

Parceria da Esposende Ambiente e Águas do Norte

O Dia Mundial da Água, que se comemora anualmente a 22 de março, foi assinalado em Esposende pela empresa municipal Esposende Ambiente e a Águas do Norte, empresa concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, com a inauguração de um mural comemorativo na Estação Elevatória de Fão, representativo das artes, costumes e gentes desta localidade concelhia.

Efetivamente, entre o século XIX e princípios do XX, os portos Fão e Esposende foram dos mais afamados portos portugueses para construção de navios de longo curso, que eram utilizados para atividades como a cabotagem. A localização dos estaleiros navais de Fão era, precisamente, no local onde está instalada a referida Estação Elevatória, junto à Ponte D. Luís Filipe, sendo a arte e a indústria da construção naval grandes motivos da prosperidade económica da Vila de Fão, que, a partir do segundo terço do século XX, entraram em decadência com o assoreamento do Rio Cávado.

A pintura do mural esteve sob a orientação do artista plástico Tiago Hacke, responsável pela criação do já anteriormente reproduzido nas paredes da Estação Elevatória de Cepães, em Marinhas, e que teve como principal finalidade dar a conhecer parte da biodiversidade associada aos ambientes aquáticos, nomeadamente do Canal Intercetor de Esposende.

A utilização de estruturas presentes no território como instrumentos de comunicação ambiental resulta de uma parceria entre a Esposende Ambiente e a Águas do Norte, e tem como principal estratégia educar e sensibilizar os munícipes e visitantes para os valores naturais e culturais concelhios.

A inauguração do mural contou com a presença do, Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, do Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, e de Filipe Silva, membro do Conselho de Administração da Águas do Norte.

Benjamim Pereira referiu que é estratégia do Município de Esposende, de algum tempo a esta parte, utilizar a arte como forma de atenuar o impacto visual e urbanístico de infraestruturas fundamentais para a qualidade de vida dos esposendenses, assim como forma de atratividade, visitação e de perpetuar as memórias da comunidade.

Paulo Marques e Filipe Silva demonstraram a sua satisfação pelos resultados obtidos através da parceria de sucesso entre as entidades que representam, assumindo que poderão ser lançados, em breve, novos projetos de idêntica natureza.

O Dia Mundial da Água é uma data de reflexão sobre os recursos hidrológicos e sobre a sua gestão a nível mundial. A água é um recurso vital, cada vez mais escasso, estratégico e estruturante, sendo por isso fundamental que a sua utilização seja realizada por princípios de sustentabilidade e eficiência. O grande desafio deste século é a gestão da água num cenário de alterações climáticas, com repercussões a diferentes níveis, nomeadamente ao nível da biodiversidade sendo da responsabilidade de todos preservar este recurso.

Tanto a Esposende Ambiente como a Águas do Norte e pelo Município de Esposende estão empenhadas neste desígnio, em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU.