Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Concurso Fish Chefe incentiva ao consumo de peixe

fish_chefe___dia_1_manha___065__1_
fish_chefe___dia_1_manha___016__1_
fish_chefe___dia_1_tarde___277
2023/03/23

 

Integrado na iniciativa Março com Sabores do Mar e no Programa de Sustentabilidade Alimentar – Geração S, o Município de Esposende encontra-se a promover, ao longo desta semana, o concurso Fish Chefe, direcionado para os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, desafiando-os a confecionar receitas de peixe.

A iniciativa está a decorrer no Laboratório de Inovação Alimentar e Artes Culinárias da extensão de Esposende do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), colocando à prova os dotes culinários de cerca de 150 alunos, dos 12 aos 14 anos, das Escolas Básicas António Rodrigues Sampaio, António Correia de Oliveira, Forjães e Apúlia. A avaliação dos pratos está a cargo do Chefe João Novo e os alunos da Escola Profissional de Esposende prestam colaboração, enquanto mentores dos alunos a concurso.

Para além de apelar ao consumo de peixe e ao conhecimento dos produtos endógenos do concelho, esta iniciativa tem a particularidade também de ajudar os mais novos na aquisição de competências de empreendedorismo e trabalho em equipa, melhorando a sua autoestima e confiança.

A final do concurso será disputada no próximo dia 24 de março, a partir das 14 horas, por 10 equipas vencedoras das pré-eliminatórias. O acesso ao evento é livre e gratuito, pelo que qualquer munícipe, familiar ou amigo dos participantes, poderá assistir ao evento, a decorrer nas instalações do IPCA, na Zona Industrial do Bouro, Esposende.

Importa ainda destacar a colaboração do IPCA na cedência das instalações, do supermercado Mercatlas na disponibilização dos ingredientes, bem como da Escola Profissional de Esposende no apoio técnico aos Fish Chefes.

Considerando que o Programa de Sustentabilidade Alimentar – Geração S tem por base a educação para a sustentabilidade, numa lógica de promover a mudança de atitudes e de comportamentos face às problemáticas do mundo atual e tendo como vetores de atuação o pescado e os hortícolas, esta atividade constitui-se também como um importante contributo para preparar para o futuro cidadãos mais capazes de exercer uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas atuais.

Deste modo, o Município contribui para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU “Saúde de Qualidade” (ODS 3), “Educação de Qualidade” (ODS 4) e “Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade” (ODS 17).