Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Permanente

expo -2019

IDENTIDADE(S): o Homem e o Território – Esposende nas origens da Cultura Castreja

A fixação dos nossos antepassados em povoados situados em pontos elevados e estratégicos do vasto território que compõe o Noroeste Peninsular remonta ao período entre o final do III milénio e o final do I milénio a.C. Com cronologias e especificidades geográficas distintas, cada habitat teve a sua própria especificidade e um percurso que não teve forçosamente de se conciliar com os demais.

Com base nesta realidade, esta exposição aborda questões de gestão e de ocupação do território, indissociáveis do potencial da sua envolvente para a aquisição e produção de meios de subsistência, existência de espaços com recursos naturais, o controlo e defesa dos respetivos territórios, de passagens terrestres e fluviais e bem como da navegação fluvial e marítima.

Aproveite para descobrir alguns dos animais e plantas utilizadas pelos galaicos e encontrar antigos usos e costumes...

Dispõe de um espaço de consulta, interação e descoberta de informação que aborda os seguintes temas:

1. Evolução da ocupação humana no território envolvente ao Castro de S. Lourenço.

2. Auditório:

Caturo o pequeno guerreiro” | filme infantil apresentado pela personagem Caturo, que aborda a evolução da ocupação do Castro de S. Lourenço, desde as primeiras ocupações até aos séculos XII-XIII.

"Quem somos e de onde vimos... Castro de S. Lourenço" | documentário sobre o Castro de S. Lourenço, enquadrando a ocupação do atual concelho de Esposende no período pré-romano.

_DSC7402 (2)

_DSC7436

esposendeandtheoriginsofcastroculture_ing

esposendeauxoriginesdelaculturedescastros_fr