Passar para o Conteúdo Principal

Centro Interpretativo de S. Lourenço (CISL)

CISL 006

Quem somos e de onde vimos é a génese humana… esta é a sua história! Esta é a nossa história! 

Já espreitou a novidade de setembro?!

Visita Virtual

Temos uma nova oferta digital através de uma experiencia virtual, que possibilita a visita a diferentes espaços de interesse concelhio. Para além de fotografias esféricas panorâmicas, estão disponíveis diversos elementos complementares - textos, sons e vídeos - que podem ser acedidos clicando sobre os respetivos ícones.

No roteiro de visita virtual “Esposende Virtual” destacamos o Castro e Centro Interpretativo de S. Lourenço e o Castro do Sr. dos Desamparados (clicar sobre).

Mas não deixe de explorar os restantes atrativos mais identificativos do concelho de Esposende.

Faça-nos chegar as dúvidas e/ou sugestões!

SEJA MUITO BEM VINDO! 

𝗥𝗘𝗔𝗕𝗘𝗥𝗧𝗨𝗥𝗔 𝗗𝗢 CENTRO INTERPRETATIVO DE S. LOURENÇO
Terça-feira, 7 de julho de 2020

Horário funcionamento | Verão:

segunda a sexta-feira: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00*

fins-de-semana e feriados: das 14h00 às 18h00*

* a última entrada para visita realiza-se 30 minutos antes da hora de encerramento

 

A reabertura assenta na observação escrupulosa de todas as normas de segurança emanadas pela Direção Geral de Saúde, nomeadamente:

➡️ É obrigatório, durante toda a permanência e até à saída do equipamento cultural:

- Uso de máscara

- Higienização das mãos

- Distanciamento social de 2 metros

➡️ No interior do CISL, o acesso a cada espaço - exposições, auditório e instalações sanitárias - está condicionado ao limite máximo definido

➡️ As visitas de grupo devem ser agendadas, previamente, através do telefone +315 253 960 179 ou pelo e-mail arqueologia@cm-esposende.pt

 

***

Reabertura_CISL_1jun2020_PT
O Património é um testemunho que mantém viva a memória dos povos, contribuindo para o reforço da sua identidade.

O CISL promove a exposição e a divulgação seletiva do espólio arqueológico, reconstruindo a História da ocupação do território, através dos dados e dos vestígios arqueológicos.

Missão

Incluir na escala de valores dos cidadãos o respeito ativo pelo passado, assegurando a transmissão de uma herança nacional, unindo gerações numa viagem civilizacional singular.

Visão

Proteger e valorizar a importância do Património Cultural do município enquanto recurso ao serviço da democratização da Cultura e esteio do desenvolvimento da sociedade.

Radicado neste espírito, o Centro Interpretativo procura veicular informações sobre o património do monte de S. Lourenço – natural, cultural, tangível ou intangível – conferindo acessibilidade a toda a comunidade.

Princípios

A gestão do Centro Interpretativo assenta sob três princípios básicos: a educação, a acessibilidade e a comunicação. Neste sentido, o serviço educativo centra-se no visitante, procurando criar impacto, diferenciar-se e constituir um ambiente amigável. Por seu lado, o serviço de acessibilidade atende que a interação entre o pessoal e o público seja constante. No âmbito da comunicação, o visitante participa na experiência, sendo emitidas mensagens mais personalizadas e implicação emocional do público.

exp1

Serviços

O CISL disponibiliza um conjunto de serviços que possibilitam ao visitante suprir as necessidades básicas e desfrutar dos atrativos do espaço:

Oferta cultural
  • Serviço de informação e orientação dos visitantes, relacionada com a exposição e área arqueológica (entre outros);
  • Serviço de teor cultural: programa de atividades culturais (vide Serviço Educativo).
Serviços complementares

educativo1

  • Auditório: espaço multifuncional dotado de projeção multimédia, permite a realização de ações práticas do Serviço Educativo como espaço de debate, workshops e oficinas;
  • Loja: disponibiliza um conjunto de artigos de qualidade e desenho exclusivo.
  • Elevador e instalações sanitárias: edifício dotado com equipamentos destinados à comodidade do visitante, incluindo pessoas de mobilidade condicionada.
  • Serviço de Património Cultural: sediado no Centro Interpretativo de S. Lourenço, procede à gestão deste equipamento municipal, bem como à gestão, estudo, salvaguarda e valorização do Património do concelho.