Município de Esposende promove espetáculo etnográfico «Maresia»

01 Mar
Integrado no programa de animação do evento «Março com Sabores do Mar», a Câmara Municipal de Esposende vai promover, no próximo dia 5 de março, às 21h30, no Auditório Municipal de Esposende, a apresentação do espetáculo «Maresia», pelo NEFUP – Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto.

Trata-se de um espetáculo etnográfico temático, construído com base nas tradições populares de Portugal, que junta as danças e os cantares, a poesia, as lendas e outras tradições.

As comunidades piscatórias e a sua cultura e vivência próprias estão espelhadas neste espetáculo. O drama dos frequentes naufrágios, as condições de trabalho precárias, o importante papel das mulheres, a solidariedade sempre presente, bem como a religiosidade e a festa, surgem em “Maresia” tratados de forma teatral, aliando a música e a dança tradicionais ao drama e comicidade dos diálogos que ilustram o espetáculo, sempre entremeado com a “Lenda do Mar e da Lua”, que percorre todas as cenas até ao final.

O NEFUP é uma associação cultural académica apoiada pela Reitoria da Universidade do Porto. Foi fundado em 1982 por um grupo de estudantes e licenciados da Universidade do Porto com o objetivo de recolher, estudar e divulgar a etnografia e o folclore portugueses. Os resultados desse trabalho de pesquisa são depois apresentados sob a forma de espetáculos em que a dança, os cantares e outras manifestações populares se combinam para reproduzir o mais fielmente possível aspetos temáticos marcantes da cultura etnográfica nacional.

O espetáculo “Maresia” tem entrada livre, sendo que os ingressos estarão disponíveis no próprio dia do espetáculo a partir das 20h30, no Auditório Municipal.