Esposende SmartCity
Esposende abraça o conceito “SmartCity”, preconizando-se uma transformação digital que promova a eficácia e eficiência nos recursos, através de sistemas de informação, garantido a sua fácil perceção e o seu impacto no território, pelos cidadãos e diferentes agentes locais.
Ao abrigo do projeto será implementada uma rede de infraestrutura de comunicações capaz de agregar toda a informação dos sensores do território, de forma a que novos serviços e camadas digitais possam crescer, tais como: ambiente, mobilidade, energia, turismo, património e cultura, entre outras. Neste contexto, será desenvolvida uma plataforma capaz de dar “inteligência” ao volume de dados criado nos territórios pela sensorização, com desenvolvimento de novos sistemas de informação.
O envolvimento dos cidadãos é um aspeto determinante. Neste sentido, para além da comunicação permanente de todas as etapas do processo, o projeto Esposende SmartCity potenciará as artes como alavanca identitária do território, através da sua ligação aos seus pilares estruturantes: Sustentabilidade, Pessoas, Território e Arte.