Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Esposende promove Colóquio sobre Património, Turismo e Desenvolvimento

03 Nov

Integrado no programa comemorativo dos 30 anos do início das intervenções arqueológicas no Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, a Câmara Municipal de Esposende vai promover, nos dias 16 e 17 novembro, o Colóquio Internacional «Património, Turismo e Desenvolvimento - 30 Anos de Arqueologia em Esposende|1985-2015».

Integrado no programa comemorativo dos 30 anos do início das intervenções arqueológicas no Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, a Câmara Municipal de Esposende vai promover, nos próximos dias 16 e 17 novembro, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, o Colóquio Internacional «Património, Turismo e Desenvolvimento - 30 Anos de Arqueologia em Esposende | 1985-2015».

O evento reunirá especialistas dedicados a estas temáticas e conta com a colaboração de instituições universitárias nacionais e estrangeiras como a Universidade do Porto, o Instituto Universitário da Maia, o Instituto Politécnico do Porto, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a University of Wales Trinity Saint (Reino Unido) e a Universidad Complutense de Madrid (Espanha), bem como a Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal.

No dia 16, em que se assinala o Dia Nacional do Mar, serão apresentadas novas abordagens e resultados da investigação arqueológica no Município, a maioria das quais centradas nos vestígios Humanos relacionados com o mar e os rios até ao Período Moderno. O programa inclui também a apresentação da edição das atas do Simpósio Internacional \"Cromatografia e análise de DNA em Arqueologia”, que a Câmara Municipal promoveu, o ano passado, no âmbito da Celebração do Bimilenário de Augusto.

O segundo dia vai abordar as Políticas de Desenvolvimento Local nas vertentes do Turismo Cultural e Ambiental, contando com a colaboração do Instituto Universitário da Maia.

A participação neste Colóquio Internacional é gratuita, mas carece de inscrição, que deverá ser formalizada até dia 12 de novembro, diretamente na Câmara Municipal ou no Centro Interpretativo de S. Lourenço, por email para arqueologia@cm-esposende.pt, ou, ainda, em http://ciptd.ismai.pt, onde estão disponíveis informações todo o evento.