Castro de S. Lourenço integra candidatura da Rede de Castros do Noroeste

17 Dez

Com o intuito de potenciar um turismo cultural de qualidade, atraindo novos públicos e criando novos circuitos inter-regionais, a Rede de Castros do Noroeste, onde o Município de Esposende se integra através do Castro de S. Lourenço, e a Diputación Provincial de Ourense, vão formalizar uma candidatura ao programa INTERREG V-A.

Com o intuito de potenciar um turismo cultural de qualidade, atraindo novos públicos e criando novos circuitos inter-regionais, a Rede de Castros do Noroeste, onde o Município de Esposende se integra através do Castro de S. Lourenço, e a Diputación Provincial de Ourense, vão formalizar uma candidatura ao programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014–2020.

O Interreg V-A é um instrumento comunitário de apoio a iniciativas de Cooperação Transfronteiriça entre os dois países, que abrange os territórios de fronteira, sendo coordenado regionalmente pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). Trata-se do quinto programa de Cooperação entre Portugal e Espanha.

Este projeto, destinado a promover a participação na cooperação transfronteiriça no âmbito do POCTEP, fixando as condições e as bases para a obtenção de ajudas do FEDER, numa base competitiva, prevê a realização de um conjunto de ações maioritariamente imateriais, que se destinam ao reforço e consolidação da Rede de Castros, visando a dinamização de parcerias e o turismo cultural

A comparticipação financeira nacional será inteiramente assumida pela Direção Regional de Cultura do Norte, a qual assegurará a gestão da candidatura. A participação das instituições que asseguram a gestão das estações arqueológicas incluídas está assegurada através de protocolo entre a Direção Regional de Cultura do Norte, vários municípios e a Sociedade Martins Sarmento, celebrado numa sessão que teve lugar na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, Póvoa de Varzim, no dia 14 de dezembro. Em nome do Município de Esposende, assinou este protocolo o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, que realça a relevância deste projeto, enquadrado numa estratégia global de promoção e desenvolvimento do concelho. “Sendo Esposende um concelho com uma forte vertente turística, é do maior interesse para nós integrar este tipo de projetos, atendendo à mais valia que constituem, quer sob o ponto de vista turístico quer cultural”, refere Benjamim Pereira, considerando que o facto de a Diputación Provincial de Ourense integrar também este projeto é positivo, na medida em que “possibilitará captar turistas e visitantes do país vizinho”.

O Castro de S. Lourenço é um dos sítios arqueológicos fundadores da Rede de Castros do Noroeste, a qual integra também o Castro de São Lourenço (Esposende), o Castro de Outeiro Lesenho (Boticas), o Castro de S. Caetano (Monção), a Citânia de Sanfins (Paços de Ferreira), o Castro de Monte Mozinho (Penafiel), a Cividade de Terroso (Póvoa de Varzim), o Castro de Monte Padrão (Santo Tirso), o Castro de Alvarelhos (Trofa), a Citânia de Santa Luzia (Viana do Castelo), a Cividade de Bagunte (Vila do Conde) e a Citânia de Briteiros (Guimarães).