Município de Esposende avança com aquisição de terrenos para o Parque da Cidade

parque_da_cidade__5_
parque_da_cidade__6_
2022/10/06

O Município de Esposende começou, hoje, a enviar aos proprietários dos terrenos do futuro Parque da Cidade de Esposende as propostas de aquisição das parcelas necessárias à execução da primeira fase do projeto, sendo que estão em causa cerca de 20 parcelas.

Decorrido o prazo de consulta pública, dando oportunidade aos interessados de apresentarem contributos do projeto, o Município dá agora início ao processo de negociação/aquisição de terrenos com os respetivos proprietários, sendo que, nos casos em que não houver acordo, a autarquia avançará com processos de expropriação.

O Parque da Cidade de Esposende traduz-se numa intervenção de requalificação da parte sul da zona ribeirinha, com vista a dotar a frente do rio de uma imagem urbanisticamente mais harmoniosa e integrada.

O Parque da Cidade será constituído por percursos pedonais e cicláveis, em articulação com as Ecovias do Litoral Norte e do Cávado, terá espaços para eventos ao ar livre relacionados com o rio e a prática de desporto informal, postos de interpretação ambiental e pontos de observação de avifauna, parque de merendas, sanitários públicos, equipamentos lúdicos e mobiliário urbano.

Lembrando que este é um anseio antigo da população, em particular das gentes de Esposende, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, sublinha a grandeza do projeto. “Se considerarmos que estamos a falar de cerca de 30 hectares de terreno, incluindo o alargamento para a margem sul, contemplando a construção de uma ponte pedonal e ciclável sobre o rio Cávado e da requalificação de quase todas as vias envolventes, percebemos a magnitude desta intervenção”.

Benjamim Pereira recorda que o projeto configura um forte investimento financeiro, nomeadamente na aquisição de terrenos e na intervenção, razão pela qual será executado de forma faseada. O Município mantém-se, contudo, atento a oportunidades de financiamento através de fundos comunitários, refere o autarca, procurando, por esta via, minimizar o investimento municipal.

O projeto do Parque da Cidade integra o plano de desenvolvimento do concelho delineado pelo Município, nomeadamente numa ótica de valorização do território, sendo que a sua concretização se enquadra nos eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.