Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Benjamim Pereira recebe Bombeiros Voluntários de Esposende na comemoração do 131.º aniversário

Aniversario bve 1 1024 2500
07 Janeiro 2022

aniversario BVE

No dia em que assinalaram o 131.º aniversário, a 6 de janeiro, os Bombeiros Voluntários de Esposende foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.

Na habitual sessão de apresentação de cumprimentos nos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal felicitou a Associação pela passagem de mais um aniversário, aproveitando a oportunidade para saudar os novos órgãos sociais, recentemente eleitos, a quem desejou sucesso. Neles renovou a confiança e a gratidão, pela continua persecução dos valores humanitários dos Bombeiros Voluntários, que são, conjuntamente com os demais agentes de proteção civil, o garante da proteção e segurança da população.

Benjamim Pereira realçou o trabalho exemplar desenvolvido pelos soldados da paz, reconhecido pelo Município de Esposende, também por via dos constantes apoios atribuídos às corporações de bombeiros do concelho. Com efeito, os apoios vão desde o subsídio anual, no valor de 17 500 euros a cada corporação; comparticipação dos custos operacionais das Equipas de Intervenção Permanente (EIP’s); pagamentos dos seguros de acidentes de trabalho, frota automóvel, responsabilidade civil de transporte de doentes e embarcações; apoio no âmbito da formação profissional; limpeza de vias; apoio na recolha de animais feridos; apoios atribuídos aos Bombeiros Voluntários com forma de incentivar o voluntariado; apoio na aquisição de viaturas, material e equipamentos, entre outros apoios extraordinários. Uma postura que se enquadra no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

O autarca expressou, ainda, uma palavra de reconhecimento ao Comandante Juvenal Campos, que cessa funções no próximo mês de março, pelo trabalho desenvolvido ao longo das últimas décadas na corporação de Esposende.

Concluiu, manifestando total disponibilidade da Câmara Municipal para continuar a apoiar esta nobre instituição, em resposta ao Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Esposende, João Nunes, que apontou os projetos mais prioritários para os novos órgãos sociais e para os quais espera contar com a colaboração do Município. Entre eles destacam-se a criação de uma infraestrutura para a instalação de uma zona de descontaminação, no Quartel dos Bombeiros Voluntários, a possibilidade de criação de uma segunda EIP e a aquisição de uma nova viatura. Na sua intervenção, João Nunes saudou, ainda, o executivo municipal pela recente eleição.