Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Juventude Unida das Marinhas adquire novo autocarro com o apoio da Câmara Municipal

Jum1 1 1024 2500
11 Outubro 2021

JUM 2

A Juventude Unida de Marinhas (JUM) tem um novo autocarro, o qual passa a realizar o serviço de transporte diário de cerca de 120 utentes, entre crianças e idosos que frequentam as suas valências.
Este novo autocarro ao serviço da JUM, com um valor de aquisição de cerca de 120 mil euros, resulta de um financiamento obtido por via de uma candidatura submetida pela Instituição ao Programa Norte 2020 - “Equipamentos Sociais”, em que a Câmara Municipal, para além de ter conseguido garantir a verba através da sua contratualização via Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da CIM-Cávado e de ter prestado apoio técnico, assegura o valor complementar desta aquisição num total de mais de 20.000 euros.
“O apoio que concedemos à JUM insere-se na política ativa de apoio às instituições do concelho, principalmente às IPSS. Insere-se nesse plano a componente de renovação das frotas automóveis, assim como das infraestruturas”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
Para o Presidente da Juventude Unida de Marinhas (JUM), Jorge Cardoso, este autocarro vem “colmatar uma lacuna no apoio prestado à comunidade”.
O Centro Social da Juventude Unida de Marinhas é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que tem como missão a prestação de serviços e fornecimento de bens que efetivam direitos sociais, cujo papel que desempenha é fundamental no apoio às famílias e às comunidades na resolução de variadas formas de vulnerabilidades sociais.
De modo a garantir a melhoria da qualidade de vida das famílias, a instituição dispõe agora de um novo equipamento para o serviço de transporte, permitindo que os utentes possam ter acesso a serviços de qualidade cada vez mais adequados à satisfação das suas necessidades e expectativas, no respeito pelos seus direitos individuais e numa perspetiva de maior equidade social.
Assim, para além do serviço interno da instituição, a viatura, através de acordos de parceria, poderá ser rentabilizada junto de outras organizações existentes, num quadro da estratégia de sustentabilidade e de reforço da coesão social no território.
Com este apoio, o Município contribui para o efetivo o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.