Esposende já é Cidade Verde

21 Maio 2021

O Município de Esposende aderiu ao Acordo Cidades Verdes (Green City Accord), um movimento de cidades europeias dedicadas a proteger o ambiente.

Trata-se de uma iniciativa da Comissão Europeia para tornar as cidades mais verdes, mais limpas e mais saudáveis. Ao aderir a este movimento, Esposende compromete-se a colocar em prática estratégias mais sustentáveis de desenvolvimento, nomeadamente com impacto na melhoria da qualidade do ar; na conservação da natureza e da biodiversidade; na redução da poluição sonora; na melhoria da gestão dos resíduos municipais, impulsionando a economia circular; e na melhoria da qualidade da água e a eficiência da utilização da água.

O Acordo Cidade Verde complementa o atual Pacto de Autarcas para a Energia e Clima, sendo que a adesão proporciona oportunidades de financiamento, networking e uma melhor comunicação entre a União Europeia e os decisores políticos locais.

Atendendo à relevância deste projeto, ao qual está já associada a Comunidade Intermunicipal CIM Cávado, o Município entendeu subscrever este compromisso, na medida em que considera da maior relevância a implementação de projetos que possam contribuir para o desenvolvimento mais sustentado do território e para a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, assinala que “mais do que um compromisso para atingir esses objetivos, fixamos o compromisso de preservar a excelência do nosso território, que são, desde já, caraterísticas diferenciadoras e às quais damos a devida atenção”.

Esta postura enquadra-se nos eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, compromissos que o Município de Esposende assumiu vertendo-os para o seu plano de ação.