Restaurante Varandas do Cávado vence concurso gastronómico Sabores do Mar 2022

22 Abr

O restaurante “Varandas do Cávado - Hotel Suave Mar”, de Esposende, é o vencedor do concurso gastronómico “Sabores do Mar” 2022, distinguindo-se pela Qualidade Gastronómica do prato “Robalo Selvagem Dourado com Caju Crocante em Molho de Tomate e Gengibre”. Conquistou também a menção honrosa Qualidade do Serviço, Higiene e Preço Qualidade.

Conquistaram o segundo lugar, em ex aequo, os restaurantes “Água-pé”, de Esposende, com “Centros de Robalo de Mar com Espargos”, e “Camelo”, com “Massada de Peixe”, que recebeu também a menção honrosa Ambiente, onde foram analisadas as variáveis relativas à arrumação do espaço de refeições, iluminação e decoração.

Dividem o terceiro lugar o “Am Kreisel”, de Esposende, com “Robalo de Anzol, com Puré de Castanhas e Cogumelos”, e o “Buon Appe - Pizzeria”, igualmente de Esposende, com “Pizza de Polvo”, que lhe valeu também a menção honrosa de Melhor Piza.

O júri, presidido pelo enófilo José Silva, e constituído também pela Chefe Margarida Rego, António Catarino, António Moura, e Francisco Gil, atribuiu estas distinções atendendo à qualidade da confeção do prato, excelência dos géneros, apresentação e palato.

A menção honrosa Acompanhamento (vinho) coube ao restaurante “Tio Pepe”, pela sugestão do vinho Monte de Faro - Loureiro para acompanhar o prato “Rodovalho Escalado na Brasa”, e a menção honrosa Inovação foi atribuída à “Pizza Capriccio di Mare”, do “Siamo in Due – Restaurante & Pizzeria”.

O Júri decidiu, também, conceder o Prémio Revelação “Cozinheiro Profissional dos Sabores do Mar”, a Susana Pereira Dias, do restaurante “Am Kreisel”, pela sua juventude, dedicação e profissionalismo.

Quanto ao concurso “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, promovido em parceria com a Escola Profissional de Esposende e direcionado aos alunos da área de restauração e cozinha, o vencedor foi Jorge Ramos, em 2.º lugar ficou Tatiana Miranda e, em 3.º lugar, Viviana Barbosa. A avaliação esteve a cargo do júri constituído pelos Chefes João Novo, Rogério Ferreira, Eusébio Lima, Francisco Gomes, Olga Cavaleiro e Luís Rocha.

Sublinhando que o “Março com Sabores do Mar” é um evento que se assume como uma marca identitária do Município de Esposende na homenagem à gastronomia ligada ao peixe e marisco e aos produtos do concelho de Esposende, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, traçou um balanço positivo desta 23.ª edição, marcada pelo “regresso à normalidade possível e ao contacto pessoal, reforçado por momentos de interação digital, e uma forte componente de promoção do território e da gastronomia local”.

Destacou a excelente adesão, tando dos empresários da restauração como das pastelarias, a par da comunidade escolar, através dos Concursos Cantinas Escolares e Fish Chefe, e a todos agradeceu a participação, bem como aos parceiros e patrocinadores do evento, à Escola Profissional de Esposende e a todos quantos contribuíram para mais uma edição de sucesso.

Assumindo a chancela de destino de excelência, “Esposende tem apostado de forma continua na valorização do seu território, na valorização da sua história e da sua cultura, criando condições para uma oferta turística diferenciada, autêntica e com experiências irrepetíveis”, vincou o Presidente da Câmara Municipal, notando que o concelho foi o segundo município do Norte que mais cresceu, fruto da sua dinâmica e qualidade de vida, a que acrescem as características singulares do seu território.

Benjamim Pereira antevê um verão em grande em termos turísticos para Esposende, depois de um período condicionado por causa da pandemia, e, nesta medida, deu nota de um cartaz de eventos recheado, a propósito das comemorações dos 450 anos do Município, que se assinala a 19 de agosto.

Cristina Mendes, em representação da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, felicitou o Município de Esposende pelo sucesso da iniciativa, que continua a cumprir o duplo objetivo de consolidar sinergias e combater a sazonalidade. “Estamos perante um paradigmático exemplo de um prestigiante dinamismo, que permite consolidar, de uma forma crescente, a imagem turística de Esposende, associada a eventos de relevante prestígio”, afirmou.

A responsável dirigiu palavras de reconhecimento e incentivo aos profissionais da restauração e felicitou a organização “pela criatividade, ano após ano, com atividades para diferentes públicos”, saudando, ainda, os galardoados e parceiros do evento.

Concluiu, expressando, em nome da Turismo do Porto e Norte, total disponibilidade para dar continuidade à “parceria turística” que tem sido “extremamente benéfica”.

_dsc5042
_dsc5088