CONCERTO 'Música, festa e devoção na alvorada de Esposende'

Sexta-feira, 9 de junho | 18h00
IGREJA DA MISERICÓRDIA DE ESPOSENDE
Bando do Surunyo
Portugal e Espanha foram palco, durante os séculos XVI e XVII, de uma das eras mais notáveis de produção poética e musical da história da cultura europeia. As fontes documentais que chegaram até nós aportam uma visão de extraordinário dinamismo na circulação e partilha de música no mundo ibérico através de redes diversificadas de relações institucionais e pessoais (através de mestres de capela, poetas, músicos e até mesmo reis). Neste fervilhante contexto, os mestres de capela (os compositores de então) produziram uma vastíssima quantidade de música para as festas mais importantes (religiosas e civis). Infelizmente, a maior parte deste extraordinário repertório não resistiu às agruras do tempo e encontra-se hoje perdido. A música do tempo da fundação do concelho de Esposende enquadra-se, infelizmente, nesta categoria. É possível, porém, ter uma ideia da música que acompanharia uma ocasião de tal importância. Recorrendo a diversas fontes portuguesas e espanholas, o Bando do Surunyo reuniu um conjunto de obras cronológica e esteticamente muito próximas das que efetivamente se terão então escutado em Esposende e na região. São obras que fundem devoção, poesia, festa e teatro, numa viagem sonora que, unindo história e imaginação, procura dar um vislumbre das solenidades que terão assinalado a outorga da carta régia de 1572.
Direção musical: Hugo Sanches
A preceder o concerto, decorrerá a sessão protocolar de assinatura do Contrato de Depósito da documentação do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Esposende no Arquivo Municipal de Esposende.
Entrada livre
Parceria: Santa Casa da Misericórdia de Esposende
Concerto integrado nas comemorações do Dia Internacional dos Arquivos e dos 450 anos da elevação de Esposende a vila e da fundação do concelho