Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Mais de 1200 atletas participaram na VI Corrida de Ano Novo

16 Jan

Apesar das condições climatéricas adversas, mais de 1200 atletas participaram na VI Corrida de Ano Novo, promovida pelo Município de Esposende no passado sábado, dia 13 de janeiro. Tendo o renovado Largo Rodrigues Sampaio como ponto de partida e de chegada dos atletas, a prova realizou-se em circuito citadino, dinamizando o núcleo urbano de Esposende.

Esta prova integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE), especificamente no que ao fomento da prática da atividade física diz respeito, fazendo incidir atenções nos mais jovens, numa estratégia alinhada com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

A Corrida de Ano Novo marca o arranque de um vasto programa desportivo promovido pelo município de Esposende que, no âmbito do atletismo, tem já agendados os seguintes eventos para 2024: a realização do VIII Trail de Esposende (24 de março); a Meia Maratona do Cávado (19 de maio) e a Corrida Esposende Marginal à Noite (6 de julho).

Comprovando essa estratégia, a prova dirigida aos mais novos, a “Kids Run”, reuniu, ao início da tarde do passado sábado, cerca de 200 crianças, distribuídas por quatro escalões. Esta prova tem registado, ano após ano, um crescimento sustentado, também devido à forte aposta que as associações e os clubes do concelho têm feito junto dos seus atletas, sensibilizando-os para a participação nestes eventos promovidos pelo município.

A crescente presença de clubes de outras cidades evidencia, por outro lado, o reconhecimento que a Corrida de Ano Novo já conquistou fora do concelho.

A encerrar as atividades realizaram-se, ao final do dia, a corrida de 10 quilómetros e a caminhada de 8 quilómetros, contando com a participação de mais de mil atletas que não se deixaram intimidar com a chuva e o vento intensos.

Em termos de classificação geral, no setor masculino, o vencedor foi Ricardo Dias, do Olímpico Vianense (00:31:42), seguido por Miguel Vieira, do Movimento de Juventude de Merelim (00:32:37) e, em terceiro, João Novo, do Atletismo Clube da Tocha (00:33:56).

Em femininos, a grande vencedora foi Joana Gomes, do Olímpico Vianense, com um novo record da prova (00:36:42), seguida por Bia Passos, do Team El Comandante (00.42:14) e Rita Fernandes, do Clube de Orientação do Minho (00:43:44).

O Clube de Atletismo Olímpico Vianense venceu por equipas, seguido por El Comandante TEAM e GD Castelense, que terminaram em segundo e terceiro respetivamente. As restantes classificações podem ser consultadas em: https://www.desporto.esposende.pt/vi-corrida-de-ano-novo

A entrega dos prémios esteve a cargo do Vereador do Desporto, Rui Losa.

Esta postura enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

kids_run_f1
kids_run_f2
1