Município promove natação junto de 400 alunos do Ensino Básico

14 Outubro 2019

natação 2

Projeto “Aprendizagem da Natação” arrancou no passado dia 7 de outubro com todos os alunos do 4º ano do 1º CEB

No âmbito do programa desenvolvido pelo Município de Esposende para a promoção do sucesso educativo, cerca de 400 alunos que frequentam o 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dos Agrupamentos de Escolas António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira, estão a frequentar o projeto “Aprendizagem da Natação”.
Neste projeto que resulta de uma parceria entre o Município de Esposende e a Esposende 2000 que se iniciou no passado dia 7 de outubro, cada turma deslocar-se-á às piscinas Foz do Cávado e de Forjães, ao longo de um período letivo, iniciando a aprendizagem da natação, sendo os encargos decorrentes da atividade e transporte dos alunos assegurados pela Câmara Municipal de Esposende. A atividade será desenvolvida por um professor de Educação Física, em coadjuvação com o professor titular de turma.
Pretende- se com este projeto, para além da redução das desigualdades existentes ao nível das possibilidades e oportunidades de acesso à prática desportiva, estimular e desenvolver hábitos de higiene e um estilo de vida mais saudável.
Tendo como objetivos promover o sucesso educativo, contribuir para uma educação global e de qualidade para todos e fomentar a igualdade de oportunidades, o Município de Esposende promove, também, a continuidade, no presente ano letivo, dos Projetos de Educação Musical e de Expressão Físico-Motora na Educação Pré-Escolar.
Estes Projetos serão integralmente suportados pelo Município, pelo que não haverá qualquer encargo para as famílias.
Os principais objetivos do Projeto de Educação Musical passam por despertar a sensibilidade auditiva das crianças, favorecendo o seu desenvolvimento cognitivo e emocional; promover, desde cedo, o contacto com os sons, os instrumentos musicais e a música, em geral.
O Projeto de Expressão Físico-Motora, por sua vez, pretende promover a iniciação da prática desportiva das crianças, fomentando o conhecimento, a compreensão de regras e o desenvolvimento das capacidades físicas e motoras.
Ambos os Projetos iniciaram no passado dia 7 de outubro e abrangem cerca de 500 crianças em idade pré-escolar.
Considerando a qualidade das aprendizagens e o sucesso educativo como pontos fulcrais da ação pedagógica, através do desenvolvimento destes Projetos, o Município pretende proporcionar o aprofundamento das atividades e o trabalho cooperativo entre docentes, contribuindo para o desenvolvimento global das crianças.
Para além destas propostas, o Município de Esposende e as Empresas Municipais Esposende 2000 e Esposende Ambiente disponibilizam um leque alargado de propostas de atividades e projetos educativos para o ano letivo 2019/2020.
As cerca de 50 propostas estão disponíveis no Portal “Esposende Educa”, enquadradas por áreas, alinhadas de acordo com as orientações estratégicas previstas no Plano Estratégico Educativo Municipal. Assim, destacam-se o Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar- Rumo ao Sucesso, a Educação Cultural e Artística, a Educação para a Cidadania, a Educação para a Saúde e Desporto, a Educação Ambiental e a Educação para a Segurança. Encontram-se também disponíveis informações de Eventos, Formação e Campanhas de Sensibilização.