Município de Esposende adquire terreno na zona do Zé do Rio, em Forjães

14 Julho 2022

O Município de Esposende acaba de adquirir mais uma parcela de terreno, junto à zona ribeirinha de Forjães, conhecida como Zé do Rio, na margem do rio Neiva. O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira chegou a acordo com os proprietários de um terreno com 708 metros quadrados, tendo sido realizada hoje a escritura.
O processo negocial que o Município de Esposende tem em curso para aquela zona ribeirinha visa desenvolver um projeto de regeneração do espaço envolvente à zona do Zé do Rio.
Depois de já ter adquirido três parcelas de terreno, o Município de Esposende conclui, assim, a aquisição da quarta parcela e está em adiantado processo de conversação com os proprietários das duas restantes, dotando o futuro espaço de lazer de uma área aproximada de 11 mil metros quadrados
Este projeto insere-se no Plano de Desenvolvimento das Freguesias, no qual tem papel preponderante a ação da Junta de Freguesia de Forjães, acompanhando o processo e contribuindo com propostas que são colhidas junto da população.
Além desta intervenção na zona do Zé do Rio, o Município de Esposende tem, ainda, um outro projeto de desenvolvimento das margens do rio Neiva que prevê a melhoria da oferta turística e de lazer e a preservação da biodiversidade. Com a supervisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o projeto contempla uma vasta área, envolvendo diversas freguesias, dos concelhos de Esposende e Viana do Castelo.
Além das praias marítimas de elevada qualidade, reconhecida com a atribuição dos galardões da Bandeira Azul, o Município de Esposende quer diversificar a oferta, ante a crescente procura turística, proporcionando, ainda, as melhores condições de vida para os habitantes do concelho.