Município de Esposende afirma Centro Cultural de Forjães como espaço de cultura e de história

Forjães (11)
Forjães (12)
Forjães (9)
Forjães (2)
Forjães (4)
Forjães (6)
Forjães (13)
Forjães (8)
Forjães (5)
Forjães (10)
Forjães (3)
Forjães (14)
Forjães (7)
30 Junho 2022

33.º aniversário de elevação de Forjães a vila

No dia em que festeja o 33.º aniversário de elevação a vila, Forjães recebe um novo impulso cultural, que eleva e promove a sua história, cultura e identidade. O dia 30 de junho fica, assim, marcado pela inauguração do Centro Interpretativo do Junco, pela abertura da Exposição “Rodrigues de Faria” e pela reativação do polo da Biblioteca Municipal – Sala Professora Irene Faria do Valle, no Centro Cultural de Forjães – Escolas Rodrigues de Faria.

O Município de Esposende aposta, deste modo, em “três espaços que, embora distintos, muito contribuirão para a preservação da memória coletiva dos forjanenses e de todos os esposendenses”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, assinalando que tal se traduz numa “homenagem permanente, sustentada e esclarecedora à figura maior de Forjães, o patrono do Centro Cultural, António Rodrigues de Faria”. Um “visionário”, afirmou, que entre outros investimentos na sua terra natal, financiou a construção das Escolas Rodrigues de Faria, em 1934, considerada, à data, a melhor escola do país, possuindo auditório, ginásio e cantina, e enriquecida com painéis de azulejos de Jorge Colaço, alusivos aos grandes feitos da pátria portuguesa.

O Centro Interpretativo do Junco corresponde à concretização de um sonho antigo, referiu Benjamim Pereira, acrescentando que o espaço “abre horizontes para novas descobertas em torno desta matéria-prima” e possibilitará “dar corpo às novas dinâmicas do artesanato e do turismo criativo”.

Criado há 20 anos, o polo de leitura é reativado e disponibilizado à comunidade. Dispõe de um fundo documental composto por fundo local, literatura portuguesa e estrangeira, bem como literatura para crianças e jovens, destinados ao empréstimo domiciliário ou leitura local. Apetrechado com mesas de leitura e trabalho presencial, dispõe de um catálogo on line e de um espaço com computador de acesso à internet e wi-fi.

A reativação do polo de leitura, referiu o Presidente Benjamim Pereira, decorre do projeto maior que consistiu na requalificação da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura e na criação do espaço para acolher o acervo do Padre Franquelim Neiva Soares, e no reforço do trabalho de proximidade com todas as bibliotecas escolares. Em jeito de desafio, o autarca exortou a comunidade a tirar o melhor partido deste espaço, aproveitando para conhecer a vasta produção literária de Forjães, e desafiou outros a evidenciar o seu talento nesta área.

Sustentando que o investimento camarário é abrangente a todo o território concelhio, Benjamim Pereira lembrou os mais recentes investimentos concretizados pelo Município em Forjães, num valor próximo de 1 milhão de euros, sem qualquer apoio de fundos comunitários.

Em dia de festa, o Presidente da Câmara Municipal saudou todos quantos estiveram na génese da elevação de Forjães a vila e felicitou a Junta e a Assembleia de Freguesia de Forjães pelo programa comemorativo e pela dignidade das iniciativas, deixando, ainda, um abraço a todos os emigrantes e forjanenses espalhados pelo mundo. Expressou um agradecimento final a todos quantos trabalharam para a concretização dos espaços hoje disponibilizados.

“O nosso Centro Cultural respira mais cultura a partir de hoje. Forjães fica uma vila mais rica”, afirmou o Presidente da Junta de Freguesia de Forjães, Vítor Quintão, numa intervenção em que realçou a importância das valências disponibilizadas agora no Centro Cultural. Afirmou o compromisso da Junta de Freguesia de tornar este espaço mais próximo das crianças, dos estudantes e da comunidade em geral, procurando parcerias para a sua dinamização. Para Vítor Quintão é primordial dar a conhecer às crianças o valor patrimonial do Centro Cultural de Forjães, mas também à demais comunidade do concelho. Neste contexto, apelou ao Presidente Benjamim Pereira para integrar o imóvel nos roteiros concelhios de forma a promovê-lo ainda mais.

Num dia marcante para Forjães, o Presidente da Junta anunciou que as placas identificativas da vila passarão a ostentar uma nova imagem alusiva ao junco, assinalando a sua identidade diferenciadora.