Município de Esposende adere ao projeto “Cávado+Igual” para maior Igualdade e Conciliação

20 Abril 2021

O Município de Esposende está comprometido com a promoção da Igualdade e Conciliação. Neste sentido, integra o Projeto “Cávado + Igual”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), em parceria com a entidade científica ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, através da Unidade de Investigação, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE) e do parceiro internacional KUN Centre for Equality and Diversity da Noruega.

Este projeto insere-se no Programa de Conciliação e Igualdade de Género do EEAGrants, que pretende assumir um compromisso municipal e sub-regional com a promoção da Igualdade e Conciliação, por via do diagnóstico das políticas disponíveis na ação dos municípios e na adoção de medidas promotoras de ambientes laborais mais saudáveis, igualitários e conciliadores.

Esta é a primeira abordagem sistematizada e estratégica da CIM e dos municípios que a integram direcionada para as questões da igualdade e da conciliação, sendo resultado do consenso, vontade e compromisso para com a adoção de medidas laborais subscritoras dos princípios da igualdade e da equidade entre homens e mulheres.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, participou no Webinar de apresentação do projeto, onde foram dados a conhecer os objetivos gerais, as atividades a desenvolver, bem como os resultados a atingir. Na prática, o Município de Esposende vai elaborar o diagnóstico e o programa municipal para a Igualdade e Conciliação, e vai, ainda, integrar a elaboração de um documento estratégico intermunicipal para a igualdade e conciliação e um guia de boas práticas municipais.

Reconhecendo a importância da integração da dimensão da igualdade de género e das práticas de cidadania na administração pública local, Benjamim Pereira realça “o contributo destes projetos para o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU, nomeadamente no que se refere ao ODS 5 – Igualdade de Género.”

A sessão de apresentação do projeto contou, entre outras individualidades, com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, que salientou “a importância destes projetos para a uma sociedade mais igualitária e desenvolvida”.

O projeto “Cávado + Igual” tem um custo elegível de cerca de 226 000 euros e é financiado a 100% pelo Mecanismo Financeiro EEA Grants, gerido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).