Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Webcam mostra em tempo real Estuário e Foz do Rio Cávado

15 Maio 2024

Já é possível ver imagens, em tempo real, do Estuário e Foz do Rio Cávado, em Esposende.

Qualquer cidadão, a partir de qualquer parte do mundo, poderá aceder ao livestreaming captado através da webcam instalada no Farol de Esposende, através do link disponível no portal de turismo e no site do MEO Beachcam: https://www.visitesposende.com/pt/explorar/livecam/livecam-esposende-foz-do-cavado.

Este novo equipamento, instalado pelo Município de Esposende no âmbito do projeto da “Estação Náutica Esposende”, permite visualizar em permanência o Estuário e a Foz do Rio Cávado. Deste modo, é possível confirmar as condições meteorológicas e perceber o estado do rio, do mar e da barra do Cávado para a saída e entrada de embarcações de pesca e recreio, bem como as condições para a prática de modalidades desportivas e de lazer náuticas, como é o caso do kitesurf, windsurf, surf, canoagem e outras.

Atualmente, a costa de Esposende conta já com quatro webcams, nomeadamente nas praias de Suave Mar, Ofir e Apúlia e, agora, no Estuário e Foz do Cávado. Esta ferramenta é de extrema utilidade para os inúmeros praticantes de desportos náuticos, pescadores profissionais e recreativos e frequentadores destas praias.

Através da disponibilização desta ferramenta, Esposende está a contribuir para a divulgação e promoção do seu território enquanto Estação Náutica, neste particular na valorização da atividade pesqueira e desportos náuticos e praias costeiras. Esta ação insere-se, assim, no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2023_2027, e no Plano de Ação da Estação Náutica de Esposende 2023_2025.

Esposende é um destino balnear de qualidade, como, de resto, é comprovado pelas quatro praias com Bandeira Azul (Cepães, Suave Mar, Ofir e Apúlia), pelas cinco praias com “Qualidade de Ouro” (Cepães, Suave Mar, Ofir, Apúlia e Ramalha) e pelo elevado número de pessoas que elegem este território como destino de férias ou, simplesmente, para uma visita ao longo do ano.

São objetivos estratégicos da Estação Náutica de Esposende a oferta turística integrada, com base nas potencialidades da economia azul, sendo as atividades náuticas consideradas um produto turístico âncora. Pretende-se, ainda, potenciar uma oferta turística multipolar entre os distintos produtos: turismo náutico, turismo de sol e praia, turismo cultural e criativo, turismo de natureza, turismo de recreio e lazer, festas e romarias, turismo acessível e gastronomia e vinhos. Neste contexto, Esposende integra, ainda, a plataforma online para promoção da oferta da Rede das Estações Náuticas de Portugal. Com conteúdos em Português, Inglês, Francês e Espanhol, disponibiliza, de forma intuitiva e acessível, informação sobre as 23 Estações Náuticas certificadas e a oferta turística assegurada pelos respetivos parceiros, constituindo-se como uma “Rota do Náutico”, que percorre todo o território continental.