Município de Esposende garante 200.000 euros para ampliação do Cemitério Paroquial de Forjães

22 Fev

Atribuídos apoios, em reunião de Câmara, no valor global de 224.684 euros

O Município de Esposende vai financiar as obras de ampliação do Cemitério Paroquial de Forjães. Neste sentido, em reunião de Câmara realizada hoje, a autarquia aprovou a celebração de um protocolo de cooperação com a Junta de Freguesia de Forjães, que prevê a concessão de um apoio financeiro no valor de 200.000 euros, destinado a suportar as despesas inerentes à intervenção.

Esta obra é entendida como prioritária pela Junta de Freguesia, na medida em que a capacidade do cemitério se encontra praticamente esgotada, sendo, pois, necessário dotar o recinto de mais sepulturas. Nesta intervenção, está também prevista a criação de columbários próprios para inumação de cinzas, uma medida que será alargada aos demais cemitérios do concelho.

O executivo municipal aprovou também a atribuição de um apoio financeiro, no valor global de 19.600 euros, à Junta da União das Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos, montante destinado a financiar a reparação do muro de suporte à Rua da Cachada, em Curvos, bem como a reposição e regularização do pavimento naquela artéria. Esta intervenção visa garantir as necessárias e exigidas condições de segurança e de circulação, tanto rodoviária como pedonal, daquela rua.

Ainda em matéria de concessão de apoios financeiros, a Câmara Municipal aprovou a atribuição de 3.074 euros à Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, para custear a reparação da cobertura dos balneários do campo de futebol de Gandra.

Foi ainda deliberado atribuir o montante de 2.000 euros à Associação Cultural e Recreativa Rio de Moinhos, de Marinhas, para ajudar as custear as despesas inerentes à realização do Carnaval de Rio de Moinhos, um evento que envolve a participação de centenas de figurantes e que se assume de relevante importância, tanto em termos culturais como de atratividade turística.

Em termos globais, o investimento municipal é de 224.684 euros, nota o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, referindo que “o projeto de desenvolvimento do concelho que temos traçado integra, por um lado, projetos macro, como é o caso das instalações do IPCA /Instituto Politécnico do Cávado e do Ave), do Parque da Cidade e da Zona Desportiva Municipal, e, por outro, um conjunto vasto de outros projetos e intervenções, entre os quais compromissos que temos assumidos com as freguesias e as suas populações. A par disso, temos vindo a dar resposta às mais diversas solicitações, tanto das Juntas e Uniões de Freguesia como das associações e instituições concelhias, numa ótica de satisfação das suas necessidades e anseios, uma estratégia alinhada com o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, com o qual nos comprometemos”, vinca.