Município de Esposende adia para 2021 eventos programados até final de agosto

27 Abr

O Município de Esposende decidiu, hoje, adiar para 2021 os eventos que estavam programados até ao final do próximo mês de agosto, depois de já ter anunciado o cancelamento dos eventos de abril, maio, junho e julho.

A decisão é motivada pela situação de saúde pública originada pelo novo coronavírus (Covid-19) e impõe-se face à necessidade de prevenção, que se manterá nos próximos meses, além de que a eventual realização dos eventos seria sempre muito condicionada e restritiva e a adesão poderia ser condicionada pelo receio das pessoas.

Assim, o executivo municipal decidiu adiar todos os eventos que tinha previsto organizar neste período, a título individual ou em parceria, entre os quais a Galaicofolia, o Festival Sons de Verão, o Festival da Juventude, a Noite Branca, o Summer Party 80’s e a Festa da História, entre outros.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, refere que “mesmo depois do fim do estado de emergência, que deverá ocorrer no início de maio, tudo aponta que as restrições se mantenham por um período que poderá prolongar-se por 90 dias, ou seja, o período em que decorreriam os eventos e as festas”. Face a este cenário, explica, que ponderando as varáveis em questão, o Município optou por cancelar a realização de todas as iniciativas neste período, adiando-as para 2021.

“Não é uma decisão tomada de ânimo leve, mas com elevado sentido de responsabilidade, porque a causa da saúde pública, a proteção das pessoas, tem que estar em primeiro lugar”, afirma Benjamim Pereira. “Estou ciente de que todos compreenderão esta decisão e os motivos que a sustentam”, acrescenta.

O presidente do Município reconhece que “a decisão terá impacto económico, com evidentes prejuízos para este setor, e repercussões a nível social, porque as pessoas ficarão privadas de eventos que muito apreciam”. Realça, contudo, que, “face ao atual contexto, valores mais altos se sobrepõem, no caso a saúde das nossas gentes e dos tantos que nos visitam e nos escolhem como destino de férias”.

Benjamim Pereira faz questão de manter o otimismo e passar uma mensagem de esperança: “Esposende saberá estar à altura deste desafio, na certeza de que os sacrifícios de hoje serão a garantia de um combate eficaz ao Covid-19. Estamos apenas a adiar, não a pôr termo aos eventos”, vinca.

Por força do estado de pandemia, o Município de Esposende ativou um plano de contingência, com a implementação de um conjunto de medidas, com vista à contenção e mitigação da propagação do coronavírus. Ciente dos efeitos desta pandemia, nomeadamente para as empresas e as famílias, a autarquia ativou, desde logo, diversas ações de apoio e acompanhamento, de modo a minimizar os efeitos económicos e sociais decorrentes deste problema de saúde pública.