Caminhos de Santiago dão mote à Festa da História de Esposende

30 Ago

DSC_7659

Sob a temática dos Caminhos de Santiago, a cidade de Esposende vive, entre hoje e domingo, a Festa da História, um evento de animação cultural e turística, promovido pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a ACICE – Associação Comercial e Industrial de Esposende.

O cortejo de boas vindas pelas ruas da cidade, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, e do Presidente da ACICE, José Faria, entre outras individualidades, marcou a abertura da festa, que promete repetir o sucesso das edições anteriores.

Com a cidade “vestida” a rigor, a Festa da História prevê dias de intensa animação, com espetáculos de fogo, animação musical, dança, artes circenses e recreações históricas ligadas a este caminho de peregrinação, com longa tradição do concelho de Esposende. Não falta também o indispensável espaço infantil para os mais pequenos e, como não podia deixar de ser, a gastronomia, com alargada diversidade de sugestões. Amanhã, sábado, o evento decorrerá entre as 12h00 e as 00h30, e no domingo, das 11h00 às 23h00.

A Associação Via Veteris associa-se também ao evento, tendo realizado já uma palestra sobre os Caminhos de Santiago e uma sessão de cinema com o filme The Way. Para domingo tem prevista uma caminhada entre Fonte Boa e a cidade de Esposende. O Serviço Educativo do Museu Municipal promove também a oficina “A Festa de Santiago no Museu Municipal”, com sessões para crianças acompanhadas de adultos. Toda a informação sobre a Festa da História – Caminhos de Santiago está disponível no portal www.visitesposende.com.

O Presidente da Câmara Municipal sublinha que este evento se encaixa na estratégia de promoção e valorização de Esposende, um destino intrinsecamente turístico, mas que garante eventos e animação ao longo de todo o ano. “No Verão, essa aposta é, naturalmente, reforçada com um cartaz recheado de iniciativas para todos os tipos de público”, refere Benjamim Pereira, notando que “a Festa da História contribui também para enriquecer, ainda mais, o Verão em Esposende”.

O autarca sublinha que, para além da promoção turística do concelho e da dinamização do tecido económico local, este evento tem associada a promoção e valorização dos Caminhos de Santiago, concorrendo também para evidenciar o Caminho Português da Costa, que atravessa o concelho. Realça, por outro lado, que “esta iniciativa é da maior relevância tanto para o comércio local, como para as instituições concelhias que têm neste evento uma oportunidade de promover e divulgar as suas atividades, além da angariação de fundos, importante suporte para as suas dinâmicas”. Benjamim Pereira deixa, por isso, o convite para que “venham a Esposende e desfrutem deste evento”.