Inscrição de vendedores para a Galaicofolia decorre até 31 de maio

05 Abr

_DSC0460

Decorre, até 31 de maio, o prazo de inscrição de vendedores para participação no Mercado Romano e Espaço Zythos na edição de 2019 da “Galaicofolia - 2000 anos de festa!”. O evento vai decorrer nos dias 19, 20 e 21 de julho, no Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, recriando o modus vivendi da aldeia galaica de há 2000 anos.

Podem candidatar-se a estes espaços artesãos, mercadores, místicos e vendedores de produtos enogastronómicos (cerveja artesanal, cidra, hidromel, tapas variadas, etc.) que se enquadrem nesta recriação histórica.

As fichas de inscrição e o regulamento de participação estão disponíveis no site do evento, em www.galaicofolia.com, nas áreas Mercado Romano e Espaço Zythos, e na portaria da Câmara Municipal de Esposende.

A Galaicofolia é promovida pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Chã, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo do Município, tendo como objetivo promover a cultura, a arte, o artesanato, a gastronomia e a enogastronomia do noroeste peninsular, área de influência da Cultura Galaica. Este evento é, de resto, refletido no ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, que o Município verteu para o seu programa de ação.

O Mercado Romano, o Espaço Zythos/Enogastronomia e a Tabernae/Área Alimentar pretendem fazer a recriação histórica da época de funcionamento do Castro de S. Lourenço, ou seja, no período pré-romano e romano e imediatas influências culturais.

O artesanato que estará patente no Mercado Romano é uma das expressões mais representativas da cultura popular, demonstrado por diversas formas e diferentes materiais. Esta manifestação cultural assumiu diferentes funções ao longo da História, sendo necessário, no presente, preservá-la e divulgá-la.

A Gastronomia e a Enogastronomia, presentes na Tabernae/Área Alimentar e no Espaço Zythos, são manifestações culturais tão ancestrais como o próprio Homem. A Área Alimentar e o Espaço Zythos procuram congregar diferentes produtos gastronómicos, destacando-se, no espaço da enogastronomia, a cerveja artesanal, bebida muito em voga no período de ocupação do Castro de S. Lourenço.