Forjães em Cena corre o pano do 3.º Festival de Teatro Amador de Esposende

26 Mar

A encerrar a terceira edição do FestiAma – Festival de Teatro Amador de Esposende, no próximo fim-de-semana, dias 30 e 31 de março, o grupo Forjães em Cena apresenta a peça de teatro “A Vizinha do Lado”, de André Brun. O espetáculo sobe ao palco do Auditório Municipal de Esposende no sábado às 21h30 e, no domingo, às 16h30.

O professor de moral Plácido Mesquita vai de Forjães a Lisboa visitar o seu sobrinho Eduardo para o resgatar de uma vida condenável de maus vícios e encontra-o dividido entre a paixão pela sua vizinha do lado, a jovem Mariana, e a relação amorosa que mantém com Isabel Moreira, artista de variedades arrojada e muito determinada. O vizinho Saraiva e o porteiro Jerónimo contribuem para a confusão que se instala no prédio e contagia o professor, que vê o objetivo da sua viagem ser radicalmente alterado.

Espera-se, uma vez mais, lotação esgotada, como sucedeu nos demais espetáculos apresentados neste Festival de Teatro Amador. Os bilhetes têm um custo unitário de 2 euros e podem ser adquiridos até sexta-feira na Câmara Municipal ou no Centro de Informação Turística de Esposende ou, ainda, no fim-de-semana, no Auditório Municipal.

Integrado no programa municipal CREARTE – Crescimento da Arte Teatral em Esposende, o FestiAma visa dar a conhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos grupos de teatro amador do concelho, sob a orientação do encenador e formador Jorge Alonso e de Hugo Direito Dias. Para além da oportunidade de apresentarem publicamente o seu trabalho e de se conhecerem entre si, os grupos de teatro do concelho têm também, através deste evento, a oportunidade de adquirir ferramentas relativas à organização de um espetáculo.

Nesta terceira edição, no mês de fevereiro, subiram ao palco o GATA – Grupo de Teatro Amador de Fão com a peça "O Nariz" e o GATERC - Grupo Amador de Teatro Esposende-Rio Cávado com a produção "Al Olaré”. Em março, o Boca de Cena estreou “Escafandro”, o grupo da JUM - Juventude Unida de Marinhas levou à cena “Círculo da Caça” e o GARFO - Grupo de Artes Recreativas de Fonte Boa apresentou “Aqui há Gato”, cabendo ao grupo Forjães em Cena encerrar o FestiAma, no próximo fim-de-semana.