Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

GATA apresenta “O Nariz” na abertura do Festival de Teatro Amador de Esposende

Onariz 1 1024 2500
13 Fev

Arranca no próximo fim-de-semana, dias 16 e 17 de fevereiro, o 3.º FestiAma – Festival de Teatro Amador do Concelho de Esposende. O evento é promovido pelo Município de Esposende, no âmbito do programa CREARTE – Crescimento da Arte Teatral em Esposende, e contempla a apresentação de seis produções teatrais, todos os fins-de-semana até final de março, num total de doze espetáculos, tendo como palco o Auditório Municipal de Esposende. Ao sábado, os espetáculos são às 21h30 e ao domingo às 16h30.

O espetáculo de abertura estará a cargo do GATA – Grupo de Teatro Amador de Fão, que levará à cena a peça "O Nariz", uma adaptação do conto de Nicolau Gogol. O Nariz é o nome de um dos contos cómico-satíricos clássicos da literatura russa. Foi escrito pelo célebre escritor Nicolau Gogol e inspirou o compositor Dmitri Shostakovich a compor a ópera homónima. Escrito entre 1835 e 1836, conta a história de um oficial de São Petersburgo cujo nariz abandona o rosto e decide ter uma vida independente. A partir deste conto, o GATA criou o seu próprio espetáculo, em que uma figura importante da sociedade, inacreditavelmente, acorda sem o seu nariz. O espetáculo desenrola-se na busca desesperada desta parte do corpo tão importante e tão definidora da personalidade de cada um.

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, é a vez do GATERC - Grupo Amador de Teatro Esposende-Rio Cávado subir ao palco, com a produção "Al Olaré", baseado num texto de Mário Botequilha. Em março, nos dias 9 e 10, o grupo infanto-juvenil Boca de Cena apresenta “Escafandro”, com texto de Hugo Direito Dias, nos dias 16 e 17, o JUM - Juventude Unida de Marinhas leva à cena “Círculo da Caça”, de Eduardo de Filippo, a 23 e 24 de março é a vez do GARFO - Grupo de Artes Recreativas de Fonte Boa apresentar a peça “Aqui há Gato”, de Joaquim Graça do Vale, e, a encerrar esta terceira edição do FestiAma, no fim-de-semana de 30 e 31 de março, o grupo Forjães em Cena apresenta “A Vizinha do Lado”, de André Brun.

O ingresso para cada espetáculo custa dois euros, sendo que as reservas de lugares podem ser efetuadas através do telemóvel 968 690 784 ou do e-mail rui.cavalheiro@cm-esposende.pt.