Esposende convida a “Partilhar Memórias” nas Jornadas Europeias do Património

24 Set

O Município de Esposende vai levar a efeito, entre os dias 28 e 30 de setembro, as Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas à temática “Partilhar Memórias”, que integram um vasto conjunto de iniciativas direcionadas aos vários públicos.

A iniciar o programa, no dia 28, sexta-feira, o Museu Municipal de Esposende realiza, ao longo do dia, a Oficina do Sal, uma oficina ludo-pedagógica relacionada com a ancestral prática de extração e exploração do sal no litoral de Esposende, dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos. Esta atividade repete-se nos dias 29 e 30, pelas 14h30. Os interessados deverão fazer reserva prévia, através do e-mail museu.municipal@cm-esposende.pt.

Pelas 15h30, decorrerá no Forte de S. João Baptista a cerimónia de assinatura do contrato de cedência de utilização deste imóvel e do auto de entrega da Estação Radionaval de Apúlia.

À noite, no Largo dos Bombeiros, às 22h00, terá lugar o concerto com o intérprete esposendense Nuno Casais.

Associando-se também a estas comemorações, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura estará de portas abertas ao público, nos dias 29 e 30, sábado e domingo, entre as 15h00 e as 19h00. Ainda no dia 30, às 16h00, decorrerá a sessão da Hora do conto “Memórias com História(s)”, para crianças a partir dos três anos acompanhadas pelos pais. As inscrições são efetuadas através do e-mail biblioteca.municipal@cm-esposende.pt ou do telefone 253 960 181.

No sábado, dia 29, a partir das 15h00, o Largo Fonseca Lima estará transformado num espaço de exposição e de promoção dos grupos de teatro e das academias de dança do concelho, através de espetáculos e aulas abertas. Esta atividade repete-se no dia 30, entre as 15h00 e as 17h30.

Nos Estaleiros Navais de Esposende – Centro de Atividades Náuticas de Esposende, haverá lugar a artes visuais e performativas sobre a obra de Franklin Vilas Boas, intitulada “Ingénua”. O programa inclui, ainda no sábado, às 16h00, a abertura da exposição, às 16h30 conversa e visita orientada e, às 18h30, performance por Favela Discos.

À noite, a animação musical volta ao Largo dos Bombeiros, a partir das 21h30, com o Festival Folclórico com a participação de grupos do concelho de Esposende.

O programa do dia 30 inicia às 10h30, com a visita guiada Caminho dos Mareantes, com partida do Museu Municipal, pelas mais emblemáticas ruas da cidade e principais monumentos, onde é abordada a evolução da vila marinheira, hoje cidade turística de Esposende. Os interessados deverão inscrever-se previamente, através do e-mail museu.municipal@cm-esposende.pt.

A partir das 11h00, os Zés P’reiras animarão as ruas da cidade e, de tarde, pelas 15h00, no Largo dos Bombeiros decorrerá o Festival de Bandas de Música do Concelho.

As Jornadas Europeias do Património integram também o concerto “Entre o mar e a memória… o naufrágio de Belinho e os sons da Ibéria e da Flandres quinhentistas”, pelo Ensemble “O Bando de Surunyo”, com direção artística de Hugo Sanches, e que decorrerá a partir das 18h00, na Igreja da Misericórdia de Esposende. Inserido na programação da MusiCórdia MMXVIII – Temporada de Música, este concerto tem como ponto de partida a descoberta do naufrágio do navio quinhentista de Belinho, atravessando algumas memórias musicais da cultura da Ibéria e da Flandres. Será uma sessão onde serão revelados cenários e detalhes que dão contexto histórico, social ou emocional ao naufrágio quinhentista do navio de Belinho e à música da época.

O programa propõe, ainda, visitas às exposições patentes do Museu Municipal, nomeadamente à mostra fotográfica “Arquiteturas do concelho, Esposende entre o atlântico e as suas terras”, do arquiteto António Menéres, e à exposição “Memento, Momento”, dedicada à vida e obra do arquiteto esposendense Viana de Lima. Já no Museu Marítimo de Esposende será possível visitar a exposição “A Construção Naval na Ribeira Cávado – Os Estaleiros de Esposende e Fão”.