Município de Esposende promove VIVER ABRIL

2022/04/21

Paulo de Carvalho_01mai22

O Município de Esposende assinala o 48.º aniversário do 25 de Abril com uma programação abrangente que encerra, a 1 de maio, com um concerto de Paulo de Carvalho, intérprete da música “E Depois do Adeus” que serviu de primeira senha para Revolução. As comemorações iniciam-se a 23 de abril, com a projeção do filme “Salgueiro Maia: o implicado” e incluem, ainda, o concerto “Música – arma de Liberdade”, pelo Ibertrio, um atelier de papagaios de papel, a sessão para famílias “Abril na Voz”, o hastear das bandeiras, a 25 de abril, com um momento musical protagonizado por Ana Deus, vocalista da banda “Três Tristes Tigres”, e os espetáculos “Inquietação”, produzido no âmbito do projeto AMAReMAR e “The freedom to dance…”, pelo Ás do Saber.
De 23 de abril a 1 de maio, Esposende acolhe a edição 2022 do VIVER ABRIL, um evento que tem como propósito comemorar a Revolução de 25 de Abril de 1974, numa perspetiva contemporânea. Assente na herança coletiva da nossa História, deste importante marco, e num momento tão conturbado que ameaça a paz na Europa e no mundo, propõe-se viver, celebrar, mas, sobretudo, refletir sobre os valores de Abril.
A programação inicia com uma proposta de cinema, no dia 23 de abril, às 21h30, no Auditório Municipal, com o filme “Salgueiro Maia: o implicado”, que estreou em Portugal no passado dia 14 deste mês. Com realização de Sérgio Graciano, o filme conta com a participação dos atores Tomás Alves, Filipa Areosa e Catarina Wallenstein.
No dia seguinte, às 16h00, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, o Município propõe a atividade “Abril na Voz”, uma sessão dedicada às famílias, entre contos e canções de intervenção, numa celebração de memórias, de emoções, com forte apelo ao valor da liberdade, com interpretação de Cândida da Luz (narração), Chalana (guitarra) e João Sousa (flauta transversal). Através dos textos e da música, serão recordados e evocados autores como Manuel António Pina, Manuel Alegre, Pedro Olavo Simões, Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira e Ermelinda Duarte.
No mesmo dia, às 21h30, desta vez no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, terá lugar o concerto “Música – arma de Liberdade”, pelo Ibertrio, composto por Nuno Meira (violino), Américo Martins (violoncelo) e Isolda Crespi Rubio (piano). O concerto apresenta um programa com obras de compositores de várias nacionalidades que viveram durante regimes opressivos e que contra eles lutaram através da sua música, como é o caso do português Fernando Lopes-Graça. O concerto incluirá ainda a estreia da obra “Epígrafe sobre um Tema Popular Ucraniano”, do compositor Nuno Jacinto, que assumirá, numa lógica de mediação com o público, o comentário às diversas obras interpretadas.
Na manhã do dia 25, às 9 horas, na Praça do Município, terá lugar a cerimónia de hastear das bandeiras, que contará com o momento musical “Cantar Abril”, protagonizado por Ana Deus, que se notabilizou na cena musical portuguesa como vocalista da banda “Três Tristes Tigres”, e pela harpista Eleonor Picas. Com arranjos próprios e preparados para a ocasião, serão interpretados alguns temas que se constituíram como banda sonora da resistência e luta pela liberdade do povo português. No mesmo dia, entre as 10 e as 13 horas, na zona ribeirinha de Esposende, o tradicional atelier de Papagaios, ação dirigida a público de todas as idades, na qual os participantes são desafiados a construir o seu próprio papagaio, a partir de diferentes materiais disponíveis. A atividade conta com a organização conjunta das empresas municipais Esposende 2000 e Esposende Ambiente.
Ainda no dia 25, às 16h30, no Auditório Municipal de Esposende, apresenta-se o espetáculo “Inquietação”, uma produção coletiva do projeto AMAReMAR – Arte e Comunidade, que resulta do trabalho das suas diversas oficinas, nomeadamente de música, teatro, ilustração e costura criativa. Através de uma reinterpretação própria e criada para o efeito, serão evocados os grandes artista de Abril que, pelas palavras e a música, nos deixaram como legado a utopia de tornarmos o espaço comum como grande Casa da Fraternidade.
No dia 30 abril, às 21h30, no Auditório Municipal, celebra-se Abril através da dança, com o espetáculo “The freedom to dance…”. Promovido pelo grupo de dança Ás do Saber, o espetáculo conta com coreografia de Hugo Fernandes e visa igualmente assinalar o Dia Mundial da Dança.
A encerrar a edição de 2022 das comemorações do 25 de Abril, Esposende acolhe Paulo de Carvalho, intérprete de “E Depois do Adeus”, a primeira senha da Revolução. O concerto realiza-se no dia 1 de maio, às 21h30, no Auditório Municipal, e integra a digressão “60 anos de carreira” do artista. Neste concerto, Paulo de Carvalho apresenta-se com o pianista cubano Victor Zamora, seu parceiro musical de muitos anos.
A informação detalhada de toda a programação, assim como as condições de acesso aos eventos, encontram-se disponíveis em www.municipio.esposende.pt/p/viver-abril.
Esta ação contribui para as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, com a valorização da diversidade cultural e a consolidação dos esforços para proteger e salvaguardar o património cultural.