Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

SECISL

aldeia

Aqui todos se divertem! Aqui todos aprendem…

Caturo e o colar de ouro | e-book

O e-book juvenil “Caturo e o colar de ouro” desafia os mais novos a descobrirem uma história envolta em mistério, onde despontam naufrágios, um precioso colar e um novo porto, num fascinante encontro entre duas culturas: a castreja e a romana.

Com cronologias e especificidades geográficas distintas, a fixação de povoados castrejos em pontos elevados e estratégicos do território do Noroeste Peninsular remonta a finais do III milénio a.C. e o final do I milénio a.C.

Em franca articulação com o Centro Interpretativo de S. Lourenço, esta publicação digital visa recriar as vivências dos povos que habitavam nesta região há mais de 2 000 anos.

Caturo_ColarOuro_CME_2022

Da autoria de Ana Caramez e de Jorge Araújo, ilustrado por Joana de Rosa, com design de João Lobarinhas e coordenado por Ana Almeida, ao longo do deste livro assiste-se à recriação da vida quotidiana, através das descrições e das ilustrações, ambos fundamentados em dados arqueológicos, históricos e em fontes literárias.

E porque a nossa máxima é “Um cidadão esclarecido, é um cidadão ativo!”, pretende-se sensibilizar e promover, bem como estimular a ação cidadã, a fruição cultural e patrimonial e a responsabilidade ambiental e social junto dos jovens. Esta publicação opera, igualmente, como um incentivo à leitura, através de um meio digital, permitindo alcançar a um público mais vasto.

Produzido no âmbito candidatura “Do Ferro ao Ouro” | Cofinanciada pelo NORTE 2020 - Programa Operacional Regional do Norte, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU | “Educação de qualidade”, “Reduzir as desigualdades” e “Cidades e comunidades sustentáveis”, através da valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável, a promoção de políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, criatividade e inovação, bem como a consolidação dos esforços para proteger e salvaguardar o património cultural e natural.

 

Caturo o pequeno guerreiro | filme infanto-juvenil

Considerando a visão e missão do Centro Interpretativo, torna-se essencial a sensibilização dos cidadãos para a importante função que o património desempenha na sociedade e para o papel ativo da comunidade na construção do futuro.

Para atingir esta meta, o Serviço Educativo do Centro Interpretativo de S. Lourenço (SECISL) propõe um lugar especial, onde todos se podem divertir e encher o ar com os mistérios do passado!

Recovered_Tiff_246

Objetivo

Proporcionar o contacto direto com realidades históricas, promovendo a aproximação entre o Castro de S. Lourenço e os seus visitantes, através de momentos lúdicos e pedagógicos.

O SECISL disponibiliza um programa e desenvolve ações para diferentes públicos que estimulam a aproximação física e emocional ao património.