Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Mercados e Feiras

Mercado Municipal de Esposende


O Mercado Municipal de Esposende localiza-se na zona ribeirinha, concretamente na Avenida Eng.º Eduardo Arantes e Oliveira, na cidade de Esposende, sendo de fácil acesso, com um parque de estacionamento de média dimensão, de entrada gratuita.


O edifício, gerido pela Autarquia, é composto por rés-do-chão, tendo 4 lojas exteriores, 3 interiores, 44 bancas e espaços de terrado quer no interior quer no exterior do edifício. Uma das lojas exteriores possui um café estando as restantes afetas a entidades que desenvolvem atividades lúdicas. Nas lojas interiores, com diferentes utilizações, há venda direta ao público. As bancas, organizadas por setores de venda, destinam-se a venda de peixe fresco, hortofrutícolas e produtos de fumeiro. Nos lugares de terrado comercializam-se, maioritariamente, hortofrutícolas.
Este equipamento municipal é de fácil acesso, quer pedestre quer rodoviário, estando inclusive adaptado para entrada de pessoas com mobilidade reduzida. Existe um parque de estacionamento público gratuito, localizado a sul do edifício. As cargas e descargas fazem-se preferencialmente pela rua Piloto da Frita, a norte do edifício.


O Mercado Municipal atrai não apenas a população residente, mas também visitantes ou turistas, sobretudo aos sábados, destacando-se a procura de peixe fresco, uma vez que a vila tem uma forte tradição piscatória, e produtos ligados à terra, visto que a atividade agrícola do concelho está plenamente enraizada nas gentes do concelho.

Horário:

Espaço gerido pela Autarquia:
- segunda* a sexta-feira: das 8h00 às 13h00
* (exceto dias de feira quinzenal)
- segunda-feira de feira quinzenal: das 7h00 às 13h00
- sábado: das 6h00 às 14h00
Lojas exteriores: De acordo com o horário afixado nos estabelecimentos.

Feira Quinzenal de Esposende

A realização de feiras municipais sempre teve forte tradição no Minho. No dia de calendário definido, sobretudo as pessoas que viviam nas aldeias, cedo se habituaram a deslocar às feiras, quer para comercializar os seus produtos, quer para se abastecerem com produtos para si, para a família, para a casa ou para o seu trabalho. Agricultores, costureiras, donas de casa e feirantes habituaram-se a conviver neste espaço, de uso secular.


Com o decurso do tempo, a panóplia de produtos à venda nas feiras foi crescendo, o que obrigou os promotores destes eventos a ampliar os recintos, dotando-os de condições de ordenamento, circulação e acesso mais atrativos, como aconteceu em Esposende.


Atualmente, o recinto da feira quinzenal de Esposende localiza-se a nascente do núcleo urbano da cidade, junto ao quartel do Posto Territorial de Esposende da Guarda Nacional Republicana e à Estação Central de Camionagem de Esposende, a 200 m do entroncamento da E.N. 13 com a Rua do Mouchinho.


Este espaço está organizado por setores, possuindo mais de 100 lugares de terrado para o comércio a retalho não sedentário. A feira realiza-se à segunda-feira, a cada quinze dias e possui um parque de estacionamento público gratuito. Existe um estabelecimento de restauração e bebidas no interior da Central de Camionagem e sanitários públicos nas imediações do recinto, que servem de apoio a comerciantes e consumidores.

Horário:
- Recinto da feira quinzenal: dias de feira, das 6h00 às 18h00
- Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 16h00
- Posto de cobrança de taxas*: dias de feira, das 9h00 às 11h00
* (exceto feriados, tolerância de ponto e outras situações imprevistas)