Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Escola Básica António Correia de Oliveira eleita Fish Chefe 2019

EducaçãoPromoção de SaúdeSaude
 dsc3308 1 1024 2500
01 Abril 2019

_DSC3126

A equipa da Escola Básica António Correia de Oliveira, de Esposende, constituída pelos alunos Diogo Pereira, Maria Ferreira e Bruna Fernandes, foi a vencedora do concurso Fish Chefe realizado no âmbito do evento Março com Sabores do Mar 2019. A final do concurso decorreu no passado dia 29 de março, no Espaço Sabores do Mar, instalado no Largo Rodrigues Sampaio, onde amanhã, às 15h00, terá lugar a sessão de entrega de prémios, diplomas e lembranças a todos os participantes na 20.ª edição da iniciativa.

Nesta quarta edição do concurso Fish Chefe participaram mais de meio milhar de alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário das escolas do concelho, que foram desafiados a confecionar pratos de peixe, cuja avaliação esteve a cargo do Chefe João Novo, docente da Escola Profissional de Esposende.

Os concorrentes à fase final foram previamente eleitos nas eliminatórias realizadas nas escolas, sendo que na EB António Correia de Oliveira os vencedores foram os já citados Diogo Pereira, Maria Ferreira e Bruna Fernandes.

Na Escola Básica António Rodrigues Sampaio o vencedor foi Daniel Filipe Cavalheiro, na Escola Básica de Apúlia foram as alunas Ana Chen Ruan e Xu Ying Ying, na Escola Básica de Forjães Sara Caseiro, Ana Almeida e Lara Ribeiro e na Escola Secundária Henrique Medina a equipa finalista era constituída pelos alunos Raquel, Renato e Rafael.
O júri atribuiu também algumas menções honrosas a pratos que se destacaram. Assim, a equipa de Escola Secundária Henrique Medina, constituída por Joana Lemos, Fábio Sá e Catarina Igreja, foi distinguida com a Menção Honrosa Criatividade e método de confeção saudável, pela confeção de Hambúrguer de atum. A Menção Honrosa Criatividade e apresentação do prato, nomeadamente Ananás à tesouro do Mar foi para a Escola Básica António Rodrigues Sampaio, constituída por João Fonseca, Bruna Cachada e Ana Rocha. A EB António Correia de Oliveira recebeu Menção Honrosa Sabor, pelo prato Peixe à Brás, confecionado por Ana Beatriz Neiva, Ana Carolina Araujo e Lara Salgado. Por sua vez a Escola Básica de Apúlia foi distinguida com a Menção Honrosa Sabor, com Lasanha de camarão, prato confecionado pela equipa Inês Nova, Andreia Peixoto e André Peixoto, e com a Menção honrosa Sabor pela Sopa de peixe apresentada por Margarida Tomé Vendeiro e Clarisse Silva dos Santos. Já a Escola Básica de Forjães, constituída por Ana Rita, Beatriz Ribeiro e Catarina Sá, conquistou a Menção honrosa Sabor com o prato Arroz de tamboril.

Como forma de motivação e fonte de inspiração para todos os participantes do concurso Fish Chefe, a final contou com a presença da Cátia Goarmon, que participou no concurso televisivo Masterchef Portugal e que é autora de programas no canal 24Kitchen.

Para além de apelar ao consumo de peixe e ao conhecimento dos produtos endógenos do concelho, esta iniciativa tem a particularidade também de ajudar os mais novos na aquisição de competências de empreendedorismo e trabalho em equipa, melhorando a sua autoestima e confiança. À semelhança de edições anteriores, este concurso contou com a habitual colaboração da ACICE - Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende e do Supermercado JAJU.

Esta iniciativa contribui para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU “Saúde de Qualidade” (ODS 3), “Educação de Qualidade” (ODS 4) e “Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade” (ODS 17).