Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Projeto AMAReMAR propõe Oficinas Criativas à comunidade de Esposende

Amaremar1 1 1024 2500
09 Março 2018

No âmbito do projeto AMAReMAR, promovido pelo Município de Esposende para fomentar a inclusão social, cultural e potenciar o crescimento pessoal dos cidadãos, vai realizar-se um ciclo de oficinas criativas abertas à comunidade.

Sábado, dia 10 de março, pelas 11h00, inicia-se a oficina de “Ritmo e Percussão”, dirigida a maiores de 8 anos de idade e, na próxima segunda-feira, dia 12 de março, pelas 21horas, realiza-se a oficina de “Costura Criativa”, para maiores de 10 anos de idade. No dia 14 de março, pelas 18h30, inicia-se a Oficina de “Hip Hop e Produção Musical” dirigida a público dos 12 aos 25 anos. Todas as oficinas vão decorrer na sede do Projeto, no Bairro da Lagoa.
Na Oficina de “Ritmo e Percussão”, conduzida pelo formador João Miguel Fernandes, serão desenvolvidas, as habilidades técnicas, interpretativas, de crítica e compreensão musical dos participantes, através da atividade de ensino da percussão. Para tal, serão desenvolvidas ações que integrem experiências de execução, composição/criação e apreciação musical, incentivando, ainda, as pessoas a olharem para os resíduos como componente construtiva, sensibilizando para a reutilização e estimulando a criatividade, através da exploração de várias sonoridades com as infinitas possibilidades de construção.
Por sua vez, na oficina de “Costura Criativa”, com o objetivo de aliciar a comunidade para a aprendizagem de técnicas básicas e criativas de costura, a formadora Ana Silva vai ensinar técnicas que possibilitem a criação de acessórios para uso nas produções de Teatro do AMAReMAR (figurinos), mas também de peças para o uso pessoal e para a casa, como almofadas, porta-moedas, necessaires, bainhas de roupa, costurar botões… e muito mais.
A oficina de “Hip Hop e Produção Musical”, sob a orientação de Filipe Miranda, trabalhará a partir de um projeto com raízes no hip-hop e na música eletrónica. Conjuga diversos elementos de produção musical, desde a criação, a utilização da palavra, melodia e ritmo, até à gravação e à atuação ao vivo.
Em meados do mês de abril prossegue o ciclo de oficinas, desta feita dedicada à “Ilustração”, com a formadora Joana de Rosa e que consistirá na pintura de um mural, no Cantinho dos Pescadores, tendo por base os trabalhos de ilustração realizados na Oficina de Ilustração, em 2017. Esta oficina está aberta a maiores de 5 anos e está sujeita às condições climatéricas (data a anunciar na página de Facebook da Comunidade AMAReMAR).
No horizonte da instituição está, também, a realização de oficinas de “Teatro” e de “Ilustração-Livro ilustrado”, com recurso à técnica de linogravura.
Este projeto de oficinas criativas, desenvolvido no âmbito do projeto AMAReMAR, está aberto a todas as idades, é de acesso gratuito e consiste numa proposta de intervenção social através de práticas artísticas, tendo como premissa a importância da educação e da cultura na formação integral do indivíduo e do coletivo, como verdadeiros instrumentos de coesão social.
Através do trabalho em diversas disciplinas artísticas, os públicos cruzam-se e contribuem para um projeto artístico comum, identitário, potenciando-se os fatores transformador, democratizador das artes.
O AMAReMAR procura potenciar o envolvimento da comunidade em todas as fases do projeto, nomeadamente através da exploração e (re)descoberta da cultura local, da história das gentes, da transformação social.
O projeto tem sede no Bairro da Lagoa, na Rua Narciso Ferreira, n.º 44 (em frente ao Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Esposende).
Mais informações sobre o projeto, nomeadamente para inscrições e consulta de horários das oficinas, estão disponíveis na página de facebook https://facebook.com/comunidade.amaremar/. Poderão ainda os participantes obter informações através do endereço eletrónico amaremar@cm-esposende.pt ou do telefone 935010524.