Presidente da Câmara Municipal de Esposende defende parcerias na captação de fundos comunitários

03 Março 2014
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende considera fundamental o estabelecimento de parcerias com vista à captação de fundos comunitários e defende a sua aplicação em projetos e medidas capazes de proporcionar a melhoria da qualidade de vida das populações.

Benjamim Pereira falava na Sessão de Esclarecimento sobre “Fundos Estruturais Europeus – Portugal 2020 - Áreas prioritárias do próximo ciclo de fundos”, que a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE) realizou, no dia 28 de fevereiro, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, assinalando a inauguração da Antena de Informação Europeia. Para abordar o tema, a ACICE convidou o Eurodeputado José Manuel Fernandes.

Na sua intervenção, no encerramento da sessão, o Presidente Benjamim Pereira referiu que o Município de Esposende tem pela frente um enorme desafio relativamente ao novo quadro comunitário de apoio, concretamente na definição das prioridades para os próximos anos. O Autarca afirmou que “já não estamos no tempo de estar sozinhos” para dizer que é essencial criar parcerias, considerando que “é benéfico para todos, todos temos a ganhar”. Manifestou, por isso, total disponibilidade para colaborar com outras entidades na concretização de projetos que possam constituir mais valias para o Município, desafiando mesmo o Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), presente na sessão, a criar em Esposende um pólo desta instituição de ensino superior.

“O Município de Esposende foi sempre um exemplo no que se refere à captação de fundos comunitários”, afirmou o Autarca, criticando o “mau exemplo de alguns Municípios que cativam fundos e não concretizam os projetos, prejudicando a execução de todo um grupo”. Benjamim Pereira defendeu, por isso, maior coerência, afirmando que “a atividade política não pode ser uma disputa entre os municípios, mas deve colocar os cidadãos em primeiro lugar”.

Terminou a sua intervenção com elogios ao Eurodeputado José Manuel Fernandes, “um homem respeitado por todos os quadrantes políticos, que defende a nossa terra, o Minho”, e endereçou felicitações à ACICE e ao IPCA pela criação da Antena de Informação Europeia em Esposende.

Do mesmo modo, o Eurodeputado saudou a instalação deste “posto de informação para a cidadania” nas instalações da ACICE e enalteceu a intenção do IPCA de instalar uma Antena de Informação Europeia em cada um dos 14 concelhos do distrito de Braga.

Perante um Auditório completamente lotado, José Manuel Fernandes abordou a temática “Fundos Estruturais Europeus – Portugal 2020” e deu a conhecer as áreas prioritárias do próximo quadro comunitário de apoio. O Eurodeputado entende que “é importante definir objetivos regionais, com vista à coesão territorial” e defende também que “é preciso procurar parcerias”.

Ao Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, João Carvalho, coube abordar a “Importância da Formação Superior no Desenvolvimento da Região”, no dia em que assinou com a ACICE o protocolo para a instalação da quarta Antena de Informação Europeia no distrito.

O Presidente da ACICE, José Faria, assinalou a importância da criação desta Agência, de caráter gratuito, nas instalações da Associação Comercial e Industrial do Concelho, considerando que “é um serviço que aproxima as pessoas das decisões europeias” e onde os cidadãos podem informar-se sobre as mais variadas matérias relacionadas com qualquer um dos 28 Estados-membros da União Europeia.

José Faria enalteceu o trabalho do Eurodeputado José Manuel Fernandes e expressou uma “palavra de reconhecimento pelo trabalho de Benjamim Pereira”, manifestando total disponibilidade por parte da ACICE para cooperar com a Câmara Municipal de Esposende com vista ao desenvolvimento económico do concelho.