Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Esposende promove mais uma Feira de Adoção Animal

08 Julho 2024

feira adoçao

13 de julho – Parque Paulo Gonçalves

No âmbito do Plano Municipal de Bem Estar Animal, o Município de Esposende vai realizar no próximo dia 13 de julho, sábado, mais uma Feira de Adoção Animal, que decorrerá entre as 14h30 e as 17h00, no Parque Paulo Gonçalves, em Esposende.

A iniciativa visa promover a adoção de animais, incentivando a população a acolher, de forma responsável, animais recolhidos das ruas, depois de devidamente esterilizados, vacinados e microchipados.

Para além do Gabinete de Proteção Animal e Veterinária do Município, estarão presentes associações de animais e centros de atendimento médico veterinários. Haverá, ainda, espaço para a demonstração de exercícios de obediência canina, entre outros.

Este evento constitui mais um meio para sensibilizar para o bem-estar dos animais de companhia e para a adoção responsável. Assim, estarão disponíveis para adoção alguns animais, bem como outra informação relevante para todos aqueles que pretenderem adotar um animal.

Em matéria de proteção e bem-estar animal, o Município tem vindo a desenvolver um vasto e amplo trabalho, tando ao nível da sensibilização como relativamente à adoção e esterilização. Relativamente ao ano 2023, foram recolhidos 112 cães e 116 gatos, tendo sido concretizadas 82 adoções de cães e 44 de gatos e esterilizados 67 cães e 93 gatos. Os dados dão ainda conta de 149 gatos intervencionados ao abrigo de programas CED – Captura, Esterilização e Devolução e, relativamente a cães, há registo de vacinação antirrábica a 310 animais, de identificação eletrónica a 86 e de emissão de 195 boletins.

Toda esta intervenção reflete-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, Saúde de Qualidade (ODS 3), Educação de Qualidade (ODS 4), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).