Passar para o Conteúdo Principal
Voltar à página inicial

Sessão de entrega dos Prémios Viana de Lima Município de Esposende

Agenda
06 Mai '25

11 horas

Fórum Municipal Rodrigues Sampaio

Alfredo Evangelista Viana de Lima nasceu em Esposende, 1913.

O percurso profissional do arquiteto Viana de Lima é notável. Produziu obras que se tornaram ícones da História da Arquitetura Portuguesa, sendo amplamente reconhecido como um dos principais responsáveis pela introdução e consolidação do Movimento Moderno em Portugal. Coordenou diversos projetos que constituiriam referências marcantes nos anais da Arquitetura Nacional.

Conforme a vontade expressa em testamento, lavrado a 29 de novembro de 1965 no 4.º Cartório Notarial do Porto, sito na Rua do Almada, n.º 160-1, pelo Notário Licenciado Hermenegildo Albertino de Sousa. Em cumprimento desta vontade, foi celebrado um protocolo entre a Universidade do Porto e a Câmara Municipal de Esposende, mediante o qual o Município se tornou legítimo proprietário dos bens referidos, assumindo o compromisso de assegurar a atribuição dos prémios estipulados na alínea c) do ponto 2 da Cláusula Segunda do referido Protocolo, celebrado entre a Câmara Municipal de Esposende, a Universidade do Porto.

Deste modo, e no pleno respeito pelo desejo testamentário de Viana de Lima, procedeu-se à definição do regulamento para a atribuição dos prémios anuais ao melhor aluno de cada ano dos cursos de Arquitetura e de Pintura.

Conteúdo atualizado em30 de abril de 2025às 14:42