Campanha de apoio financeiro à esterilização de animais de companhia – 2021

Administração GeralAnimaisPlano Municipal de Dignificação dos Animais
03 Agosto 2021

No âmbito do Plano Estratégico para o Bem-Estar Animal, o Município de Esposende desenvolve, até ao dia 30 de setembro, a campanha de apoio à esterilização de animais de companhia.
Com esta medida, o Município de Esposende reforça a sua ação no domínio do bem-estar animal, possibilitando que os detentores de animais, residentes no concelho, possam beneficiar destes apoios, para a esterilização do seu animal de companhia e que é de 15 euros por Gato, 35 euros por Gata, 30 euros por Cão, 55 euros por Cadela.
Para usufruir destes apoios os candidatos deverão apresentar, no Balcão de Atendimento ao Cidadão da Câmara Municipal de Esposende ou para o e-mail veterinaria@cm-esposende.pt, até ao dia 30 de setembro, os seguintes documentos: formulário de candidatura (disponibilizado na página do Município), documento comprovativo da marcação animal com dispositivo de identificação eletrónica e da vacina antirrábica atualizada (DIAC); declaração de esterilização, ocorrida no período entre 01 janeiro e 30 de setembro de 2021 (inserida pelo Médico Veterinário responsável pelo animal); atestado de residência no concelho; e comprovativo de IBAN.
As candidaturas serão elegíveis com a apresentação de todos os documentos referidos e unicamente no período temporal estabelecido.
Esta campanha assume-se como um importante apoio à comunidade que pretenda proceder à esterilização dos seus animais de companhia, constituindo uma medida essencial na redução do número de animais errantes, minimizando o flagelo do abandono.
A premência do combate ao abandono foi há muito assumida pelo Município de Esposende que, a par de outras ações, está a implementar a construção de um Centro de Recolha Oficial (CRO) de animais. Refira-se que o Plano Estratégico para o Bem-Estar Animal, engloba diversas ações, entre as quais uma campanha de adoção de animais que será apresentada nos próximos dias.
Todas estas ações pretendem contribuir para a melhoria das condições de bem-estar animal e a sua integração na sociedade, enquadrando-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.

Formulário campanha_de_esterilizacao_2021

Solicita-se que preencha o seguinte questionário, contribuindo para o processo de criação de uma base de dados.