Alunos da EB de Fão vencem fase municipal do Concurso “As Olimpíadas da Cidadania e do Património”

cimcavado

Os alunos do 3.º ano da Escola Básica de Fão, do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, foram os vencedores municipais da segunda edição do concurso "Olimpíadas da Cidadania e do Património 2019/2020”, promovido no âmbito do projeto intermunicipal Plataforma + Cidadania.

O concurso decorreu online, entre os dias 3 de fevereiro e 28 de maio, e envolveu as turmas do 3.º e 4.º anos, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dos seis municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado). A pontuação de cada turma foi a média da pontuação de todos os alunos. As perguntas do concurso versaram sobre os conteúdos da plataforma, relativos aos temas que compõem a Educação para a Cidadania, o Currículo Local e os desafios “As Maravilhas dos meu País”, “Europa - Factos Curiosos” e “Património Mundial em Portugal”.

No município de Esposende, participaram no concurso oito turmas do 3.º e 4.º anos, num total de cerca de 150 alunos, que também estão de parabéns pelas magníficas pontuações alcançadas. De destacar que a turma vencedora da fase municipal em Esposende foi a única turma do 3.º ano de escolaridade do conjunto dos municípios da CIM Cávado, sendo as restantes do 4.º ano.

O concurso pretendia a partilha de experiências culturais e de conhecimentos entre as crianças, impulsionando a utilização das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), consciência cultural, social e política da comunidade. Estes objetivos estiveram sempre presentes no espírito dos alunos que, em conjunto com as famílias, viveram com grande entusiamo a proposta feita pela professora Marlene Pinheiro.

A Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Esposende, Angélica Cruz, destacou o empenho dos alunos, das suas famílias e da professora, considerando que foram determinantes para esta vitória. Sublinhou que o concurso não só valorizou os saberes disciplinares, como potenciou o trabalho interdisciplinar, cooperativo e autónomo dos alunos na descoberta do património nacional, regional e local.

À imagem da primeira edição que decorreu em Esposende, onde a turma da Escola Básica de Esposende alcançou o 2.º lugar, o concurso também previa uma fase intermunicipal, porém, face à atual conjuntura de pandemia, foi cancelada.

O acesso à Plataforma + Cidadania encontra-se, pelo terceiro ano consecutivo, disponível a todos os alunos 1.º Ciclo do Município de Esposende, e, neste terceiro período, aos alunos da educação pré-escolar. Pretende desenvolver competências, atitudes e valores que ajudem as crianças a desempenhar um papel ativo na comunidade, potenciando o desenvolvimento dos níveis de cidadania participativa nas crianças, através da disponibilização de recursos educativos digitais e conteúdos locais.

O projeto “Mais Cidadania: Plataforma de Colaboração e Partilha na NUT III Cávado” é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado em parceria com os Municípios da NUT III Cávado e cofinanciado pelo POR Norte 2020, com o apoio do Fundo Social Europeu, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE). Esta ação enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030, cuja concretização foi assumida pelo Município de Esposende.