Município de Esposende implementa Projeto de Educação Financeira

EB_Esposende “No Poupar Está o Ganho”

O Município de Esposende iniciou, no presente ano letivo, a implementação do Projeto “No Poupar Está o Ganho”, destinado a alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, em articulação com os Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio. O tema da Educação Financeira nas escolas é essencial para ensinar as crianças sobre o uso do dinheiro, sobre a necessidade de controlarem os seus recursos e de respeitarem um orçamento.
O Projeto tem como objetivo promover a literacia financeira junto dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e integra-se no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado (PIICIE), da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020.
Este ano letivo está a ser implementado em 8 turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico, respeitantes aos 3º e 4º anos de escolaridade, sendo dinamizado pelos professores titulares de turma, com o apoio e a monitorização técnica do Serviço de Educação da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, que disponibiliza uma plataforma e-learning com vários vídeos de formação sobre os diferentes temas a abordar e exemplos práticos sobre a abordagem em contexto de sala de aula. Para a implementação deste Projeto, realizou-se no passado dia 5 de janeiro, na Casa do Conhecimento, em Vila Verde, uma ação de formação destinada a estes docentes, tendo sido abordados os principais conceitos de educação financeira que serão trabalhados em contexto de sala de aula e prestados esclarecimentos relativamente à utilização da plataforma.
Entre os meses de março e maio, os alunos integrados nessas turmas visitarão o Museu do Papel Moeda, onde terão a oportunidade de conhecer a primeira nota que existiu no mundo, o primeiro tipo de papel moeda que existiu em Portugal, bem como as várias unidades monetárias que já existiram no nosso país, com maior destaque para a atual, o Euro. A partir de um animado jogo e muitas histórias vão descobrir a história do dinheiro e alguns conceitos principais de educação financeira.
Através do Projeto, professores e alunos são estimulados a envolver-se em diversas ações, como a realização de Trabalho Final, Concurso e Exposição. O objetivo é promover a demonstração e a aplicação dos conhecimentos adquiridos, pelo que os trabalhos apresentados serão levados a concurso, sendo premiados os alunos e professores vencedores, e emitido um certificado de participação a cada um dos alunos envolvidos.
Durante a manhã do dia 28 de fevereiro a Vereadora da Educação, Angélica Cruz, procedeu à entrega de manuais de educação financeira aos alunos e professores de algumas turmas envolvidas e exortou à importância de preparar os mais novos para enfrentar cenários arriscados e complexos, pois só assim é possível mudar comportamentos e criar uma nova geração de consumidores informados.