Biblioteca Municipal de Esposende promove Horas do Conto online para os mais novos

05 Mar 2021

Durante este período de isolamento social, por força do estado pandémico motivado pela Covid 19, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, proporciona aos mais jovens Horas do Conto online, em contexto educativo, através do projeto “As histórias encontram-te!”.

Estas horas do conto dirigem-se à população escolar da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico e abordarão temáticas específicas, como a importância do livro, a alimentação, a poluição, a pandemia, o espaço, entre outras.

Semanalmente, a Biblioteca Municipal enviará aos Professores Coordenadores de cada estabelecimento escolar o link de acesso a estas Horas do Conto, de modo a que os educadores/professores interessados possam utilizá-las no decurso das suas atividades letivas. Pretende-se, assim, providenciar mais ferramentas para que os mais jovens contactem com outras estratégias de aprendizagem, ainda que virtuais.

Será desta forma, adaptando-se às contingências atuais, que a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura irá assinalar a Semana da Leitura, que decorrerá de 8 a 12 de março, em versão online. Este evento é promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Esposende, onde se inclui a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em parceria com os estabelecimentos de educação e ensino dos vários agrupamentos concelhios, sendo que, este ano, tem como lema “Ler! Em qualquer hora! Em qualquer lugar!”.

Apesar de se iniciar na Semana da Leitura, este projeto irá manter-se até ao final do presente ano letivo. Pretende-se, assim, promover mais esta dinâmica educativa para celebrar o livro, incutindo hábitos de leitura contínuos, despertando interesse por assuntos variados e desenvolvendo as capacidades cognitivas das crianças. De resto, esta atividade pode e deve funcionar como medida terapêutica ao nível da saúde mental, neste momento particular, de isolamento social.

O desenvolvimento deste projeto enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, que o Município de Esposende verteu para o seu programa de ação.