Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende quer leitores para o futuro

08 Mar 2019

A Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende, em parceria com os estabelecimentos de educação e ensino dos vários agrupamentos concelhios e com o apoio da Câmara Municipal de Esposende, vai promover, entre os dias 11 e 15 de março, a Semana da Leitura 2019.

O evento tem como primordial objetivo fomentar o gosto pelo livro e a leitura ao longo da vida, especialmente junto da comunidade educativa, razão pela qual este ano foi escolhido o tema “Hoje leitor, amanhã leitor”. Nesta edição, e à semelhança de anos anteriores, pretende-se divulgar o trabalho de muitos profissionais, que, de forma anónima, contribuem para o sucesso educativo das crianças do concelho, como reflete a programação, recheada de iniciativas, onde as crianças e jovens participam de forma criativa e empenhada.

Assim, ao longo da Semana da Leitura, serão desenvolvidas atividades como teatro, cinema, exposições, sessões de contos, animação da leitura, dramatizações, palestras e ações de formação, saraus de poesia e música, concursos literários e apresentações de livros, para vários tipos de públicos. De realçar o papel das escolas, dos professores em geral e dos coordenadores das várias bibliotecas escolares do concelho, que se empenham na promoção da leitura ao longo do ano e, em especial, nesta semana.

Deste modo, e dentro da diversidade de oferta cultural, todas as crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico terão contadores de histórias como Isabel Fernandes Pinto e Rui Ramos. As crianças e jovens do 3.º ciclo e secundário terão Paulo Condessa com o espetáculo de poesia performativa “Monstros embalsamados”, que procura dar “sangue e vida” aos nomes maiores da literatura portuguesa. Aos professores é proporcionada uma ação de formação “Aprendizagem ativa com recurso às TIC: as novas metodologias de construção e comunicação do saber”, com Silvia Araújo, da Universidade do Minho, e, por sua vez, a investigadora Maria do Sameiro Araújo participará numa palestra alargada sobre o tema “Ler ou não ler, eis a questão”.

A terminar a semana, destaque para a Mesa Redonda, subordinada ao tema “A atualidade da Leitura”, com a participação de Teolinda Gersão, Fernando Pinto do Amaral e Eduardo Marçal Grilo, com moderação de Aida Alves (BLCS), a ter lugar no dia 15 de março, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, aberta à comunidade em geral.

Na qualidade de membro da Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende e enquanto biblioteca pública, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura assume um papel relevante, constituindo-se como o centro local de informação, que torna prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os géneros.

Ao verter para a gestão municipal os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, o Município de Esposende está a cumprir as metas definidas nomeadamente para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas. Neste contexto, a Semana da Leitura vai ao encontro do ODS 4 - Educação de Qualidade, ODS 5 – Igualdade de Género, ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos.