Escritora Filipa Martins conquista Prémio Literário Manuel de Boaventura 2019

21 Fev 2019

Na Memória dos Rouxinóis

A escritora Filipa Martins, com o romance “Na Memória dos Rouxinóis”, é a vencedora do Prémio Literário Manuel de Boaventura 2019, à qual concorreram 110 obras, provenientes tanto de Portugal como do Brasil.

Este Prémio foi instituído pela Câmara Municipal de Esposende, com o intuito de homenagear e divulgar este escritor e homem de cultura, natural de Vila Chã, Esposende. De periodicidade bienal e com o valor pecuniário de 7 500 euros, contempla a modalidade da criação narrativa de Romances ou de Contos da autoria de escritores de língua portuguesa.

O júri - composto pelos professores Sérgio Paulo Guimarães de Sousa, da Universidade do Minho, na qualidade de presidente, André Corrêa de Sá, da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, USA, e Maria Luísa Leite da Silva, da Câmara Municipal de Esposende, como vogais – decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio a Filipa Martins, considerando que se trata de “uma obra reveladora de uma muito assinalável maturidade literária, visível no modo como uma imaginação exuberante se declina numa arquitetura narrativa extremamente precisa”. O júri destacou ainda “a originalidade do texto e o seu notável investimento estilístico” e manifestou satisfação pelo número elevado de obras a concurso.

A editora Quetzal, que edita esta obra, refere que este é “um romance extraordinário, feminino (embora sobre homens), em torno de um matemático que encomendou a sua biografia antes de morrer”, e acrescenta que apresenta “uma escrita fantástica, inesperada, inovadora, de uma leveza surpreendente”, com “diálogos muito bem escritos, sensuais”.

A cerimónia de entrega do Prémio Literário Manuel de Boaventura 2019 ocorrerá em Esposende, em data a anunciar. De referir que na primeira edição, em 2017, a vencedora foi a escritora Ana Margarida de Carvalho, com o romance “Não se pode morar nos olhos de um gato” (2016).