Biblioteca Municipal de Esposende reuniu melhores leitores do ano em festa de Natal

16 Dez 2016

A encerrar o programa de atividades de 2016, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, realizou, no dia 14 de dezembro, o “Natal dos Leitores”.

Num ambiente informal e com o espaço decorado a preceito, cumpriu-se, uma vez mais, a tradição, num encontro de leitores e amigos, marcado pela música, poesia e tertúlia, onde não faltaram as tradicionais iguarias natalícias. A festa foi abrilhantada pela interpretação musical da soprano Esposendense Teresa Nunes, acompanhada ao piano por Tiago Cortez, e contou com a colaboração da Escola Profissional de Esposende e da Deco-Int, de Forjães.

Na iniciativa foram distinguidos 56 leitores, concretamente os que requisitaram 30 ou mais livros ao longo deste ano. A entrega de certificados e presentes aos leitores do ano esteve a cargo da Vereadora da Cultura e Educação, Jaqueline Areias, e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, António Maranhão Peixoto, que enalteceu o valor do livro como fonte de cultura, independentemente dos novos suportes de leitura.

O primeiro lugar coube a Isabel Augusta Silva (28 anos), educadora no Centro Comunitário de Vila Chã, com 154 livros requisitados, e nos segundo e terceiro lugares ficaram mãe e filha, respetivamente Mariana Sá Fernandes (5 anos) com 142 livros, e Elsa Ramires (37 anos) com 115 títulos. Na quarta posição ficou Maria Jacinta Abreu (62 anos) com 111 livros, seguida dos irmãos Maria Areias Carvalho (10 anos) e Pedro Areias Carvalho (6 anos) com 109 livros.

De referir que a evolução dos empréstimos de livros na Biblioteca Municipal tem aumentado significativamente nos últimos anos, tendo passado de 2 549 em 2005 para 9 471 em 2016, evolução a que não é alheia a atualização constante do fundo bibliográfico e as muitas ações concertadas com as escolas e as famílias.

Em 2016, a Biblioteca Municipal encerra com um saldo muito positivo e gratificante em termos de frequência e de atividades. As Sessões para Famílias, iniciadas em 2014, decorreram mensalmente, ao domingo à tarde, quase sempre com lotação esgotada. São sessões diversas, de promoção da leitura literária e científica, destinadas a crianças acompanhadas pelas famílias, pelas quais passaram contadores de histórias como Rui Ramos e Elsa Serra, a ciência aliada aos livros, com o «Mundo Científico», os contos musicados d’ «O som do algodão», entre outros. Com uma média de 22 crianças por sessão, acompanhadas pelos pais, esta atividade tem vindo a crescer em número de participantes, assumindo-se como uma forma diferente de passar o domingo.

Outra atividade da Biblioteca Municipal é a Hora do Conto, destinada a crianças que frequentem as Creches, Jardins-de-infância e Escolas Básicas, que registaram uma participação entre 200 e 250 crianças por mês.

O recente relatório PISA – o maior estudo na área da literacia junto dos alunos de 72 países e regiões – mostra que os estudantes portugueses de 15 anos conseguiram pela primeira vez e reportando a 2015, um desempenho significativamente acima da média da OCDE, tanto a ciências, como a leitura. A esta evolução, inegável, em que, pela primeira vez, o país já não pertence à cauda da Europa ou da OCDE, é indissociável do papel relevante das bibliotecas municipais e escolares, do trabalho dos educadores, dos professores e das famílias.