Natal dá o mote às atividades de dezembro da Biblioteca Municipal de Esposende

15 Dez 2014
A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, apresenta em dezembro várias propostas de atividades relacionadas com a época natalícia, especialmente as de tradição judaico-cristã.

Assim, procurando incentivar a leitura e apelar a um melhor conhecimento do Natal, a Biblioteca propõe três ações d’ O Bau do Contador, um projeto de narração oral dinamizado por Rui Ramos, geólogo, contador de histórias, escritor, ilustrador e autor de banda desenhada.

Deste modo, no passado dia 13, destinada a famílias com crianças, teve lugar uma sessão especial de contos intitulada “St Nicolau: De Bispo de Mira a Pai Natal do Pólo Norte”, que deu a conhecer a figura extraordinária de S. Nicolau, Bispo de Mira, o Santo nascido na Turquia, em pleno Império Romano e que se tornou no ícone maior do Natal na europa e no Mundo.

No dia 17, às 9h45 e às 10h45, é apresentado “O cubo mágico de Natal”, em sessões de contos dirigidas a crianças da creche, onde vão descobrir um cubo cheio de surpresas e histórias para contar, de uma família de ratinhos que se prepara para a mais mágica noite do ano: a Véspera de Natal.

O programa prossegue no dia 20, pelas 16h30, com uma nova sessão para famílias com crianças, “Contos de Natal”, onde o contador de histórias Rui Ramos dará a conhecer vários contos tradicionais e de autor, alusivos à temática natalícia.

As ações dinamizadas por Rui Ramos são de entrada livre, mas carecem de inscrição prévia, que deverá ser efetuada através do e-mail biblioteca.municipal@cm-esposende.pt ou pelo telefone 253 960 181.

A já tradicional Festa do Natal dos Leitores, em que a Biblioteca Municipal homenageia os seus melhores leitores do ano, oferecendo-lhes um presente, diploma, um lanche e algumas surpresas, num ambiente informal e intimista, com poesia e música, decorrerá no dia 17, a partir das 18h00.

Ainda relacionado com a temática do Natal, encontra-se patente ao público a exposição “Natal Antigo”, uma mostra de poesia sobre a temática do Natal, dos finais do séc. XIX e inícios do séc. XX, de poetas esposendenses.