Biblioteca Municipal de Esposende celebrou o «Natal dos Leitores»

22 Dez 2014

Numa festa-convívio que é já uma tradição, realizou-se, no passado dia 17 de dezembro, o «Natal dos Leitores» da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, onde foram distinguidos os melhores leitores do ano 2014.

A iniciativa juntou muitos leitores e amigos da Biblioteca, em momentos de partilha sobre livros e leituras, onde não faltaram algumas iguarias alusivas à época natalícia. Trata-se de uma festa de uma comunidade de leitores que em geral não se conhecem e que se encontram neste convívio, a propósito de livros e do Natal, constituindo uma forma de a Biblioteca Municipal lhes mostrar o seu apreço.

A iniciar a festa, um grupo de jovens interpretou algumas músicas alusivas ao Natal, do Cancioneiro Popular Português, como “Ofertas ao Menino Jesus” e “Natal” (Cancioneiro de Linhares), num momento encantatório para todos os presentes.

De seguida, procedeu-se à entrega dos certificados aos melhores leitores, aqueles que requisitaram mais de 31 livros ao longo do ano e que foram presenteados com um conjunto de livros editados pelo Município de Esposende. Num total de 41 leitores distinguidos, Isabel Augusta Silva, educadora de infância do Centro Comunitário de Vila Chã, de 26 anos, alcançou o 1.º lugar com 81 livros requisitados, seguida de Helena Maria Oliveira, 12 anos, ex-quo com o Jardim de Infância Santa Isabel, da Santa Casa da Misericórdia de Esposende, e de Manuel Ribeiro, de 64 anos.

A lista dos melhores leitores trouxe algumas surpresas, nomeadamente a presença em lugares cimeiros das instituições referidas e o 5.º lugar do Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, assim como um aumento significativo de crianças e a presença de famílias leitoras com três gerações.

Presente na festa-convívio, Jaqueline Areias, Vereadora da Cultura e da Educação, felicitou os leitores premiados e agradeceu a presença de tantos amigos da Biblioteca Municipal. Assinalou a importância deste equipamento para a comunidade, salientou o caráter comunitário deste encontro, ressalvando a diferença dos vários tipos de público presente, nomeadamente a presença intergeracional e profissional e felicitou toda a equipa da Biblioteca Municipal, pelo empenho e dedicação.

Durante o convívio, alguns leitores leram alguns textos literários, como “A Balada da Neve”, de Augusto Gil, ou textos originais dos autores esposendenses Jorge Braga e Bernardete Costa, presentes na festa, tendo outros partilhado sentimentos da sua relação com a Biblioteca Municipal.