Município de Esposende canaliza verbas dos eventos para combate à pandemia COVID-19

24 Março 2020

Investimento imediato de 40.000 euros de material de proteção para IPSS’s

Face ao cenário de pandemia do novo coronavírus COVID-19, a Câmara Municipal de Esposende vai adquirir material de proteção individual para as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, que prestam apoio aos idosos, nomeadamente nos lares e no apoio domiciliário. Em causa está um investimento de 40.000 euros de equipamento, como luvas, máscaras, batas, toucas e desinfetante, pretendendo contribuir para a minimização do risco de contaminação entre este grupo etário mais vulnerável, bem como entre os seus cuidadores formais, consubstanciando mais uma ação para a prevenção desta epidemia em território concelhio.

Esta ação constitui a primeira de um conjunto de medidas que serão implementadas no âmbito do combate à pandemia, numa perspetiva de proteção de toda a comunidade. Para a sua implementação recorrer-se-á aos recursos financeiros que estavam previstos para as iniciativas que o Município, na sua Agenda de Atividades, tinha previsto desenvolver até final de julho.

O Município tem vindo a atuar em várias frentes com o intuito de controlar o avanço do vírus que, até ao momento, contaminou já cinco pessoas no concelho.

A par das ações no terreno, desenvolvidas em consonância com as diretivas da Direção Geral de Saúde e em estreita colaboração com o ACES Cávado – Barcelos/Esposende, e devidamente plasmadas no seu Plano de Contingência, a Câmara Municipal está a desenvolver uma forte campanha de informação e sensibilização, por forma a garantir a colaboração de toda a população no cumprimento do que está estipulado, no âmbito deste Estado de Emergência Nacional.