Município de Esposende atribui 65 000 euros a seis instituições

24 Fevereiro 2020

O Município de Esposende aprovou, em reunião de Câmara e por unanimidade, a atribuição de um conjunto de apoios financeiros a instituições e entidades do concelho, no valor global de aproximadamente 65 000 euros.

Pelo papel imprescindível que desempenham no plano da Proteção Civil e pelo serviço que prestam ao nível da prevenção, proteção e socorro e reposição da normalidade da vida das pessoas em áreas afetadas por acidentes e catástrofes, a autarquia continua a garantir o apoio aos bombeiros voluntários do concelho, tendo aprovado a atribuição de um subsídio no valor de 17 500 euros a cada uma das corporações, designadamente à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende e à Benemérita Associação dos Bombeiros Voluntários de Fão.

A este apoio anual somam-se vários outros, nomeadamente os encargos relativos às duas Equipas de Intervenção Permanente e aos seguros de acidentes de trabalho, frota automóvel, responsabilidade civil de transporte de doentes e de embarcações, bem como o apoio para as áreas da formação e para a recolha e transporte de animais errantes feridos. Para além disso, a Câmara municipal tem vindo a conceder apoios financeiros pontuais para aquisição de equipamento e requalificação das instalações, totalizando um volume de investimento considerável.

No âmbito do protocolo estabelecido com instituições de Forjães, o Município aprovou a transferência de 18 149,80 euros à ACARF - Associação Cultural, Artística e Recreativa de Forjães para comparticipação nos trabalhos realizados na requalificação do edifício antigo Jardim-de-Infância de Forjães.

O GADTF - Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães que se encontra a comemorar 25 anos de atividade, foi contemplado com um apoio de 5 000 euros para ajudar na realização do plano de atividades para 2020, onde se incluem, entre várias outras atividades, uma gravação discográfica, participações televisivas, deslocação à Ilha da Madeira, formações, palestras e espetáculos. Este apoio é justificado pelo relevante papel que o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães tem desenvolvido no plano da cultura concelhia no que respeita aos usos e tradições ancestrais, bem como pelo contributo ao nível da preservação e promoção do património etnográfico, material e imaterial do concelho.

Tal como em anos anteriores, o Município apoia a organização do evento – Carnaval de Rio de Moinhos, organizado pela Associação Cultural e Recreativa de R.M., com a concessão de um apoio financeiro no montante de 2 000 euros, atendendo ao inegável interesse público e social da atividade.

Ainda em matéria de apoios, a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Miguel de Apúlia irá receber 4 723,20 euros, verba destinada a custear a intervenção de requalificação da Capela Nossa Senhora da Caridade, executada no âmbito de um protocolo celebrado entre as duas entidades.