Maus-tratos de pessoas idosas: sensibilizar sinalizar e intervir

20 Novembro 2019

No âmbito das iniciativas desenvolvidas pela Câmara Municipal de Esposende, inseridas na campanha “Novembro Branco”, cujo objetivo visa promover a consciencialização de toda a comunidade para a importância da luta contra a violência exercida contra as mulheres, vai realizar-se, no dia 25 de novembro, uma sessão sobre maus-tratos a pessoas idosas, dinamizada pelo psicólogo clínico e forense Mauro Paulino.
Este encontro, mais técnico, ocorrerá na data em que se assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, pelas 17 horas, estando agendada para a noite (21 horas) uma tertúlia alargada a toda a população, ambas no Centro de Informação Turística de Esposende.
A organização deste encontro decorre das dificuldades e limitações sentidas na intervenção, junto da população mais idosa, acerca da violência exercida contra as mulheres, dificultando a concretização da igualdade entre mulheres e homens.
A sessão sobre os maus-tratos a pessoas idosas destina-se a todos os/as dirigentes, técnicos/as, auxiliares, cuidadores/as informais e outras pessoas interessadas no tema.
É objetivo principal deste encontro consciencializar e sensibilizar para este problema, mas também ajudar a sinalizar e a intervir nas mais variadas áreas, perspetivando-se que a partir deste momento possamos reunir esforços e definir uma estratégia de intervenção local para intervenção na área da violência, junto da população idosa.
Já a tertúlia agendada para as 21 horas, dirige-se à população em geral e tem como objetivo refletir sobre a violência em contexto familiar.
Mauro Paulino é doutorado em Psicologia Forense e, entre outros, é autor do livro Maus Tratos a pessoas idosas, onde aborda as diversas formas que esta violência pode assumir. “Torna-se, por isso, emergente definir políticas públicas na promoção de estratégias de envelhecimento ativo e para uma efetiva prevenção da violência”, defende Mauro Paulino que aborda o problema do ponto de vista de várias áreas científicas, desde uma visão demográfica, à Psicologia, passando pelo Direito, pelo serviço social, pela enfermagem e pela Sociologia.

As inscrições são gratuitas, mas de carácter obrigatório e deverão ser formalizadas através do email: espaco.bemmequerem@cm-esposende.pt, até ao dia 21 de novembro.

Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.