Esposende Solidário: 25 anos de intervenção social

15 Outubro 2019

esp solidário

Para assinalar os seus 25 anos de intervenção social, a Esposende Solidário apresentou na tarde de domingo, 13 de outubro, o espetáculo intitulado "Narrativas Sonoras", protagonizado pelos seus clientes e colaboradores.
A Esposende Solidário, Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado, nasceu em julho de 1994, numa decisão da Câmara Municipal de Esposende e do Comissariado Regional do Norte da Luta Contra a Pobreza, em conjunto com os parceiros que integravam o Projeto de Desenvolvimento Integrado do Concelho de Esposende (PRODICE). Na génese da Esposende Solidário esteve a elaboração da primeira candidatura ao Programa Nacional de Luta contra a Pobreza.
Para assinalar os 25 anos da associação, subiram ao palco todas as pessoas que constituem a Esposende Solidário e contribuem, diariamente, no apoio à integração social e comunitária. Toda a apresentação, dramatização e música resultaram de um processo de participação que refletiu a história dos seus 25 anos de existência, percurso longo e de trabalho efetivo na promoção da coesão social e desenvolvimento da comunidade de Esposende. A encenação, textos e música estiveram a cargo dos professores Marlene Fidalgo e Rui Fidalgo.
Na abertura deste momento o Presidente da Direção, João Peixoto, realçou que passado 25 anos de intervenção, “esta entidade tem contribuído para o bem comum e para a melhoria efetiva das condições de vida das pessoas, permitindo o exercício da sua cidadania plena”.
Já a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Alexandra Roeger, exaltou o trabalho realizado pela instituição ao longo dos seus 25 anos de vida e salientou que é em espetáculos como aquele a que se assistiu que se vê a qualidade do trabalho, o envolvimento das famílias e o forte espírito de união.

Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.