Município de Esposende mantém oferta de fichas de atividades aos alunos do 1.º ciclo

14 Junho 2019

No ano letivo 2019/2020, e à semelhança do que sucedeu no presente ano escolar, o Município de Esposende vai oferecer os manuais de fichas de atividades a todos os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, num investimento global de aproximadamente 39 500 euros.

A medida, aprovada por unanimidade, em reunião do executivo municipal, abrange todos os alunos deste grau de ensino matriculados em estabelecimentos de ensino do concelho e contempla os manuais de atividades de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio.

Após a decisão governamental de oferta de manuais escolares até ao Ensino Secundário, o Município substituiu, no ano letivo 2018/2019, a oferta dos manuais escolares ao 1.º ciclo - apoio que mantinha desde o ano letivo 2014/2015 - pela oferta das fichas de atividades, garantindo este apoio às famílias.

A materialização desta medida concretiza-se através da entrega de um cheque-livro às famílias, com o qual poderão levantar, exclusivamente em papelarias do concelho de Esposende, os referidos manuais de fichas de atividades. Esta medida assume, deste modo, um alcance que ultrapassa o âmbito social porque promove também o desenvolvimento económico do concelho, uma vez que a aquisição dos livros terá que ser feita, obrigatoriamente, nas empresas locais que se disponibilizaram para proceder à venda de manuais.

No âmbito da Ação Social Escolar, a Câmara Municipal tem assegurado, para além do cumprimento das atribuições legais, alguns apoios suplementares, no sentido de garantir equidade social e igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolar a todos os alunos. O Município de Esposende tem assumido, assim, um inequívoco apoio à Educação, nomeadamente às escolas, aos alunos e respetivas famílias, dando cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU, designadamente no que concerne aos ODS 4 - Educação de Qualidade, ODS 5 – Igualdade de Género, ODS 10 – Reduzir as desigualdades e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.